Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Venda de veículos novos salta em outubro, diz Fenabrave

Placeholder - loading - Pátio de veículos da Volkswagen, em Taubaté 30/03/2015 REUTERS/Roosevelt Cassio
Pátio de veículos da Volkswagen, em Taubaté 30/03/2015 REUTERS/Roosevelt Cassio
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Alberto Alerigi Jr.

SÃO PAULO (Reuters) -Os licenciamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus no país em outubro subiram 20,4% na comparação com um ano antes e 10% ante setembro, a 217,75 mil unidades, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela associação de concessionários, Fenabrave.

Com isso, no acumulado de janeiro a outubro, os emplacamentos de veículos somam 1,85 milhão de unidades, 9,7% acima do verificado no mesmo período do ano passado.

A Fenabrave projeta para o ano vendas de 2,22 milhões de veículos novos, um crescimento de 5,6% sobre 2022.

Parte do salto nas vendas do mês passado na comparação anual deve-se à uma base de comparação mais fraca, uma vez que as vendas no final de outubro de 2022 foram atingidas pelos protestos de cunho golpista organizados em várias estradas do país contra os resultados das eleições presidenciais.

Já na comparação com setembro, a alta se deu por um maior período de comercialização, disse a Fenabrave.

'O dia útil a mais, em outubro, favoreceu o desempenho de quase todos os segmentos automotivos, que se mantiveram estáveis, acumulando crescimento dentro das expectativas', disse o presidente da Fenabrave, José Andreta Jr., em comunicado.

O executivo lamentou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na véspera ao mecanismo de retomada de veículos em caso de inadimplência que estava previsto no marco das garantias, algo que, segundo ele, poderia ajudar a reduzir os custos dos financiamentos.

'Precisamos de medidas de estímulo ao crédito no país e tínhamos confiança de que o marco legal das garantias poderia contribuir para isso', disse o presidente da Fenabrave.

O segmento de caminhões, bastante atrelado ao ritmo da economia, segue amargando recuos na comparação anual. A queda foi de 13,45% contra outubro de 2022, a 9.157 emplacamentos. No acumulado do ano, o segmento mostra retração de 17,1%, segundo os dados da Fenabrave.

A produção industrial brasileira voltou a cair em outubro e marcou o segundo mês consecutivo em território de contração, segundo o Índice Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês), da S&P Global, começando o quarto trimestre com o pé esquerdo em meio a condições econômicas desafiadoras e retração da demanda.

As vendas de caminhões novos têm sofrido desde o início de 2023, em meio à mudança de tecnologia para diminuir emissões de poluentes, mas que encareceu os veículos e gerou movimento de antecipação de compras no ano passado. As montadoras só poderiam fabricar modelos com a tecnologia anterior, chamada de 'Euro 5', até o final do ano passado.

Apesar de emitirem menos gases nocivos e material particulado, os veículos da nova tecnologia 'Euro 6' são cerca de 20% mais caros que os 'Euro 5', disse no final de maio o presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes.

'A troca de tecnologia vem se consolidando e podemos dizer que o Euro 6 já compõe 50% das aquisições deste ano', disse o presidente da Fenabrave. No entanto, 'o transportador está reticente em relação à sua compra, pois o frete não acompanhou essa evolução (de preço dos veículos)', acrescentou.

A Fenabrave afirmou ainda que o segmento de ônibus segue em ritmo positivo no ano, consolidando recuperação na área de transporte rodoviário e urbano, impulsionado pelo Programa Caminho da Escola, do governo federal. As vendas em outubro subiram 5% sobre um ano antes e 5,3% ante setembro, para 1.919 unidades, segundo a entidade.

(Por Alberto Alerigi Jr.; edição de Pedro Fonseca)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

5 H
  1. Home
  2. noticias
  3. venda de veiculos novos salta …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.