Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Venezuela condena novas sanções impostas por EUA e Europa

Placeholder - loading - Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante cerimônia de posse para um terceiro mandato no cargo em Caracas 10/01/2025 REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante cerimônia de posse para um terceiro mandato no cargo em Caracas 10/01/2025 REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria
Ver comentários

Publicada em  

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - A Venezuela condenou no sábado as novas sanções impostas pelos Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia na véspera, quando Nicolás Maduro tomou posse como presidente para um terceiro mandato após uma disputa de seis meses em torno da contestada eleição presidencial do país.

'As Forças Armadas venezuelanas rejeitam categórica e energicamente as novas sanções impostas pela infame irmandade imperial', escreveu o general Domingo Hernández Larez, chefe do Comando Operacional Estratégico das Forças Armadas Nacionais da Venezuela, em comunicado divulgado nas redes sociais. Ele classificou as sanções como uma 'ação desesperada, fora do Estado de Direito internacional'.

O comunicado foi publicado após o governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aumentar a recompensa para 25 milhões de dólares por informações que levem à prisão ou condenação de Maduro por acusações de tráfico de drogas. A recompensa anterior era de 15 milhões de dólares.

Também foi emitida uma recompensa de 25 milhões de dólares para o ministro do Interior, Diosdado Cabello, e outra de 15 milhões de dólares para o ministro da Defesa, Vladimir Padrino, bem como novas sanções contra outros oito funcionários, incluindo o chefe da companhia petrolífera estatal PDVSA, Hector Obregon.

Os EUA indiciaram Maduro e outros por acusações de narcotráfico e corrupção, entre outras, em 2020. Maduro rejeitou as acusações. Na declaração de Hernandez, ele disse que o governo venezuelano realizou um 'ataque frontal contra o flagelo do tráfico de drogas'.

A medida dos Estados Unidos coincidiu com as sanções do Reino Unido e da União Europeia, cada uma visando 15 funcionários, incluindo membros do Conselho Nacional Eleitoral e das forças de segurança, e sanções canadenses focadas em 14 funcionários atuais e antigos.

Maduro, presidente desde 2013, foi declarado vencedor das eleições de julho pela autoridade eleitoral e pelo tribunal superior da Venezuela, embora os números detalhados que confirmam a sua vitória nunca tenham sido publicados.

A oposição da Venezuela afirma que as contagens nas urnas mostram uma vitória esmagadora de Edmundo Gonzalez, o candidato de oposição.

Os quase 12 anos de mandato de Maduro foram marcados por uma profunda crise econômica e social e por um êxodo de milhões de venezuelanos que fugiram do país. O governo sempre rejeitou todas as sanções dizendo que são medidas ilegítimas que equivalem a uma 'guerra econômica' destinada a paralisar a Venezuela.

(Reportagem de Laura Gottesdiener, no México)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

O Met Gala 2025, conhecido como o Oscar da Moda, aconteceu na noite de 5 de maio no icônico Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e trouxe à tona um dos temas mais potentes dos últimos anos: “Feito sob Medida para Você”, em conexão com a nova exposição do Instituto do Figurino, “Superfine: Tailoring Black Style” (Superfino: A Alfaiataria do Estilo Negro), uma celebração da alfaiataria afrodescendente e da estética do dandismo negro.

O evento foi co-presidido por Pharrell Williams, A$AP Rocky, Lewis Hamilton, Colman Domingo e a eterna curadora Anna Wintour, com LeBron James como presidente honorário. A proposta deste ano reforçou a valorização da identidade negra por meio da moda, destacando a sofisticação, resistência e elegância das comunidades afrodescendentes ao longo da história.

O que acontece durante a cerimônia do Met Gala

Após o glamouroso tapete vermelho, onde celebridades exibem trajes criados especialmente para o tema do ano, os convidados do Met Gala participam de um jantar formal, seguido pela abertura exclusiva da exposição de moda no The Costume Institute do Metropolitan Museum. O evento também inclui discursos, apresentações musicais e momentos de confraternização entre os maiores nomes da música, moda, cinema, arte e cultura contemporânea. Diferente de premiações tradicionais, não há entrega de prêmios: o foco está no encontro de grandes criadores e ícones em torno da arte e da moda como expressão cultural.

Diana Ross, Madonna e Rihanna dominam os holofotes com aparições icônicas

Três momentos marcaram fortemente o tapete vermelho do Met Gala 2025, concentrando a atenção da imprensa internacional:

O significado por trás do tema "Superfine: Tailoring Black Style"

O tema do Met Gala 2025 explorou como a moda negra, especialmente o dandismo e a alfaiataria refinada, tem sido historicamente uma forma de afirmação cultural e resistência política. A exposição correspondente investiga como desde o século XVIII, a moda tem servido como ferramenta de subversão e construção de narrativas negras no Ocidente.

Um Met Gala histórico para a moda e a cultura negra

Com um dos temas mais socialmente engajados da década, o Met Gala 2025 ficará marcado como um divisor de águas na forma como a moda celebra e amplifica vozes negras. Da gravidez de Rihanna à presença inesperada de Madonna, a edição deste ano reafirmou a importância do evento como palco de arte, ativismo e espetáculo.

10 H
  1. Home
  2. noticias
  3. venezuela condena novas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.