Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Venezuela liberta juíza, jornalista e 20 estudantes, diz ONU

Placeholder - loading - Juíza venezuelana Maria Lourdes Afiuni acena para apoiadores do lado de fora de sua casa em Caracas 14/06/2013 REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Juíza venezuelana Maria Lourdes Afiuni acena para apoiadores do lado de fora de sua casa em Caracas 14/06/2013 REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Ver comentários

Publicada em  

Por Stephanie Nebehay

GENEBRA (Reuters) - A Venezuela libertou 22 prisioneiros, incluindo a juíza Maria Afiuni e o jornalista Braulio Jatar, disse uma autoridade de alto escalão da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira.

Também estão entre os libertados na quinta-feira 20 estudantes, segundo a alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet, e seu escritório.

A notícia veio depois de o Conselho de Direitos Humanos da ONU debater um relatório elaborado por Bachelet após visita à Venezuela em junho.

O relatório acusou as forças de segurança da Venezuela de enviarem esquadrões da morte para assassinar homens jovens, mas um vice-ministro o rejeitou em um discurso no fórum de Genebra nesta sexta-feira.

'A libertação bem-vinda de 62 detidos então (em junho), com outros 22 --incluindo o jornalista Braulio Jatar e a juíza (Maria) Lourdes Afiuni--, libertados ontem, e a aceitação por parte das autoridades de dois dirigentes de direitos humanos no país significam o início de um engajamento positivo nas muitas questões de direitos humanos no país', disse Bachelet.

Uma porta-voz disse que Bachelet pediu as 22 libertações diretamente ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Maria Afiuni foi presa sem um mandato pouco depois de o ex-presidente Hugo Chávez criticar um de seus veredictos que soltou o empresário Eligio Cedeño, acusado de corrupção.

Procuradores acusaram a juíza de aceitar suborno para libertar Cedeño. Ela negou as acusações, insistindo que soltou Cedeño porque ele esperava um julgamento há mais tempo do que o permitido pela lei.

Mais tarde, Maria Afiuni disse ter sido estuprada na prisão e recusou um tratamento de saúde das autoridades. Líderes do governista Partido Socialista rejeitaram as alegações, dizendo se tratarem de uma farsa para angariar solidariedade, mas mais tarde ela foi posta em prisão domiciliar.

Em março, ela recebeu uma pena de 5 anos.

Um advogado que a representa disse em uma entrevista por telefone que a ONU ligou para saber se ela estava livre, mas que não houve nenhum comunicado oficial.

Jatar, jornalista e advogado destacado que ficou encarcerado na ilha Margarita, foi preso depois de publicar um protesto contra Maduro e acusá-lo de lavagem de dinheiro.

(Reportagem adicional de Mayela Armas e Brian Ellsworth, em Caracas)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. venezuela liberta juiza …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.