Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Venezuelanos disputam lixo com urubus em cidade de Roraima

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Venezuelanos disputam lixo com urubus em cidade de Roraima"
Ver comentários

Publicada em  

Por Anthony Boadle

PACARAIMA, Roraima (Reuters) - Cercados por urubus que aguardam sua vez empoleirados em árvores, imigrantes venezuelanos sobrevivem recolhendo metais, plásticos, papelão e alimentos no aterro sanitário de uma cidade da fronteira do Brasil.

Reféns de um cenário desolador, eles mal conseguem o suficiente para sustentar as famílias e não podem pagar passagens de ônibus para buscar empregos tradicionais em cidades brasileiras mais ao sul.

Eles culpam o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por administrar mal a economia da nação produtora de petróleo e provocar a crise profunda que levou vários milhões de compatriotas a emigrarem por toda a América Latina.

'Fui embora porque estava morrendo de fome. Estamos tentando ir em frente vasculhando este lixo. Todas as noites rezo a Deus para que me tire daqui', disse Rosemary Tovar, mãe de 23 anos de Caracas.

Dezenas de milhares de venezuelanos fugiram do caos político e econômico de seu país através de Pacaraima, a única estrada de acesso ao Brasil, sobrecarregando os serviços sociais e criando tensão em Roraima, Estado na fronteira norte do Brasil.

Os mais de 40 mil venezuelanos aumentaram a população da capital Boa Vista em 11 por cento, disse a prefeita, Tereza Surita (MDB), à Reuters.

O influxo também é uma dor de cabeça para o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que até agora vem resistindo à pressão dos Estados Unidos para adotar uma atitude mais dura contra Maduro. Cerca de 3,7 milhões de pessoas deixaram a Venezuela nos últimos anos, a maioria através de sua vizinha Colômbia, de acordo com o Banco Mundial.

Uma dúzia deles se esforça para pegar sacolas de lixo que caem dos caminhões de coleta de Pacaraima duas vezes por dia. Depois eles selecionam entre as pilhas em meio às colunas de fumaça fétida que emanam do aterro fumegante. Às vezes eles saem à caça de noite, usando lanternas.

'Estamos procurando cobre e latas, e quem sabe algo de valor, até comida', disse Astrid Prado, grávida de oito meses. 'Meu objetivo é sair daqui. Ninguém quer passar a vida revirando lixo.'

Charly Sanchez, de 42 anos, chegou ao Brasil um ano atrás e não conseguiu ir a Boa Vista obter um visto de trabalho para poder arrumar um emprego.

'Vivemos disto. Ganhamos o suficiente para comprar arroz, talvez um pouco de salsicha, mas não o suficiente para comprar uma passagem para Boa Vista', disse.

Rosemary criticou Maduro por negar que a Venezuela esteja enfrentando uma crise humanitária.

'Ele está muito errado. Olhe para nós aqui neste lixo. Se Maduro não deixar a Venezuela, nunca mais voltarei para lá.'

(Reportagem adicional de Leonardo Benassatto)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

O Met Gala 2025, conhecido como o Oscar da Moda, aconteceu na noite de 5 de maio no icônico Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e trouxe à tona um dos temas mais potentes dos últimos anos: “Feito sob Medida para Você”, em conexão com a nova exposição do Instituto do Figurino, “Superfine: Tailoring Black Style” (Superfino: A Alfaiataria do Estilo Negro), uma celebração da alfaiataria afrodescendente e da estética do dandismo negro.

O evento foi co-presidido por Pharrell Williams, A$AP Rocky, Lewis Hamilton, Colman Domingo e a eterna curadora Anna Wintour, com LeBron James como presidente honorário. A proposta deste ano reforçou a valorização da identidade negra por meio da moda, destacando a sofisticação, resistência e elegância das comunidades afrodescendentes ao longo da história.

O que acontece durante a cerimônia do Met Gala

Após o glamouroso tapete vermelho, onde celebridades exibem trajes criados especialmente para o tema do ano, os convidados do Met Gala participam de um jantar formal, seguido pela abertura exclusiva da exposição de moda no The Costume Institute do Metropolitan Museum. O evento também inclui discursos, apresentações musicais e momentos de confraternização entre os maiores nomes da música, moda, cinema, arte e cultura contemporânea. Diferente de premiações tradicionais, não há entrega de prêmios: o foco está no encontro de grandes criadores e ícones em torno da arte e da moda como expressão cultural.

Diana Ross, Madonna e Rihanna dominam os holofotes com aparições icônicas

Três momentos marcaram fortemente o tapete vermelho do Met Gala 2025, concentrando a atenção da imprensa internacional:

O significado por trás do tema "Superfine: Tailoring Black Style"

O tema do Met Gala 2025 explorou como a moda negra, especialmente o dandismo e a alfaiataria refinada, tem sido historicamente uma forma de afirmação cultural e resistência política. A exposição correspondente investiga como desde o século XVIII, a moda tem servido como ferramenta de subversão e construção de narrativas negras no Ocidente.

Um Met Gala histórico para a moda e a cultura negra

Com um dos temas mais socialmente engajados da década, o Met Gala 2025 ficará marcado como um divisor de águas na forma como a moda celebra e amplifica vozes negras. Da gravidez de Rihanna à presença inesperada de Madonna, a edição deste ano reafirmou a importância do evento como palco de arte, ativismo e espetáculo.

17 H
  1. Home
  2. noticias
  3. venezuelanos disputam lixo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.