Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Vírus da chikungunya veio da África Central e já existia antes do surto

Pesquisadores analisaram o vírus e descobriram sua origem.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Vírus da chikungunya veio da África Central e já existia antes do surto"
Ver comentários

Publicada em  

Ao que tudo indica, o vírus da chikungunya chegou ao Brasil pelo menos um ano antes do que foi detectado pelos sistemas de vigilância de saúde pública. Segundo estudos recentes, ele foi importado da África Central.

Pesquisadores do Centro de Infecção e Imunidade (CII) da Escola de Saúde Pública da Columbia Mailman e da Fundação Oswaldo Cruz publicaram seus apontametos na revista "Scientific Reports".

Através de um teste genético, amostras de sangue coletadas no Instituto Nacional de Infectologia do Rio de Janeiro entre março de 2016 e junho de 2017 foram analisadas. O teste identificou 40 amostras positivas para o vírus chikungunya e negativas para o vírus da dengue e zika.

Os pesquisadores, então, testaram novamente essas amostras verificando simultaneamente a presença do zika, todos os sorotipos do vírus da dengue, do vírus chikungunya e do vírus do Nilo Ocidental. O teste confirmou o teste anterior, mas realizado com maior sensibilidade.

Quatorze dessas amostras foram posteriormente analisadas usando um método desenvolvido para diagnóstico, vigilância e descoberta de vírus. Este novo teste possibilitou a recuperação de sequências genômicas virais quase completas e a identificação dos vírus como representantes do genótipo do vírus chikungunya do leste-centro-sul-africano.

Análises posteriores mostraram que o vírus poderia ter circulado em 2012 e que provavelmente foi importado da África Central. Por aqui, o vírus chikungunya foi relatado pela primeira vez por sistemas de vigilância de saúde pública em 2014.

"Este estudo demonstra a importância de tecnologias de diagnóstico sensíveis que podem diferenciar entre essas doenças infecciosas e fornecer insights sobre as origens do surto de chikungunya no Brasil ", diz Thiago Moreno L. Souza, autor do estudo e professor de bioquímica da Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

12 H
  1. Home
  2. noticias
  3. virus da chikungunya veio da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.