Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Vírus da chikungunya veio da África Central e já existia antes do surto

Pesquisadores analisaram o vírus e descobriram sua origem.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Vírus da chikungunya veio da África Central e já existia antes do surto"
Ver comentários

Publicada em  

Ao que tudo indica, o vírus da chikungunya chegou ao Brasil pelo menos um ano antes do que foi detectado pelos sistemas de vigilância de saúde pública. Segundo estudos recentes, ele foi importado da África Central.

Pesquisadores do Centro de Infecção e Imunidade (CII) da Escola de Saúde Pública da Columbia Mailman e da Fundação Oswaldo Cruz publicaram seus apontametos na revista "Scientific Reports".

Através de um teste genético, amostras de sangue coletadas no Instituto Nacional de Infectologia do Rio de Janeiro entre março de 2016 e junho de 2017 foram analisadas. O teste identificou 40 amostras positivas para o vírus chikungunya e negativas para o vírus da dengue e zika.

Os pesquisadores, então, testaram novamente essas amostras verificando simultaneamente a presença do zika, todos os sorotipos do vírus da dengue, do vírus chikungunya e do vírus do Nilo Ocidental. O teste confirmou o teste anterior, mas realizado com maior sensibilidade.

Quatorze dessas amostras foram posteriormente analisadas usando um método desenvolvido para diagnóstico, vigilância e descoberta de vírus. Este novo teste possibilitou a recuperação de sequências genômicas virais quase completas e a identificação dos vírus como representantes do genótipo do vírus chikungunya do leste-centro-sul-africano.

Análises posteriores mostraram que o vírus poderia ter circulado em 2012 e que provavelmente foi importado da África Central. Por aqui, o vírus chikungunya foi relatado pela primeira vez por sistemas de vigilância de saúde pública em 2014.

"Este estudo demonstra a importância de tecnologias de diagnóstico sensíveis que podem diferenciar entre essas doenças infecciosas e fornecer insights sobre as origens do surto de chikungunya no Brasil ", diz Thiago Moreno L. Souza, autor do estudo e professor de bioquímica da Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

O Met Gala 2025, conhecido como o Oscar da Moda, aconteceu na noite de 5 de maio no icônico Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e trouxe à tona um dos temas mais potentes dos últimos anos: “Feito sob Medida para Você”, em conexão com a nova exposição do Instituto do Figurino, “Superfine: Tailoring Black Style” (Superfino: A Alfaiataria do Estilo Negro), uma celebração da alfaiataria afrodescendente e da estética do dandismo negro.

O evento foi co-presidido por Pharrell Williams, A$AP Rocky, Lewis Hamilton, Colman Domingo e a eterna curadora Anna Wintour, com LeBron James como presidente honorário. A proposta deste ano reforçou a valorização da identidade negra por meio da moda, destacando a sofisticação, resistência e elegância das comunidades afrodescendentes ao longo da história.

O que acontece durante a cerimônia do Met Gala

Após o glamouroso tapete vermelho, onde celebridades exibem trajes criados especialmente para o tema do ano, os convidados do Met Gala participam de um jantar formal, seguido pela abertura exclusiva da exposição de moda no The Costume Institute do Metropolitan Museum. O evento também inclui discursos, apresentações musicais e momentos de confraternização entre os maiores nomes da música, moda, cinema, arte e cultura contemporânea. Diferente de premiações tradicionais, não há entrega de prêmios: o foco está no encontro de grandes criadores e ícones em torno da arte e da moda como expressão cultural.

Diana Ross, Madonna e Rihanna dominam os holofotes com aparições icônicas

Três momentos marcaram fortemente o tapete vermelho do Met Gala 2025, concentrando a atenção da imprensa internacional:

O significado por trás do tema "Superfine: Tailoring Black Style"

O tema do Met Gala 2025 explorou como a moda negra, especialmente o dandismo e a alfaiataria refinada, tem sido historicamente uma forma de afirmação cultural e resistência política. A exposição correspondente investiga como desde o século XVIII, a moda tem servido como ferramenta de subversão e construção de narrativas negras no Ocidente.

Um Met Gala histórico para a moda e a cultura negra

Com um dos temas mais socialmente engajados da década, o Met Gala 2025 ficará marcado como um divisor de águas na forma como a moda celebra e amplifica vozes negras. Da gravidez de Rihanna à presença inesperada de Madonna, a edição deste ano reafirmou a importância do evento como palco de arte, ativismo e espetáculo.

3 H
  1. Home
  2. noticias
  3. virus da chikungunya veio da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.