Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Vitamina C pode servir como combustível para células de tumores

Mesmo assim, especialista alerta: não se deve parar de consumir a vitamina em nenhuma circunstância.

Placeholder - loading - Suco de laranja (Foto: Shutterstock)
Suco de laranja (Foto: Shutterstock)
Ver comentários

Publicada em  

A vitamina C traz muitos benefícios, principalmente ao proteger contra o dano oxidativo causado pelos radicais livres. Por isso, incluí-la na dieta sempre foi indicado por especialistas na área da saúde. No entanto, uma equipe de pesquisadores chilenos acaba de demonstrar que a substância também pode servir como combustível para células tumorais de diferentes tipos de câncer.

Docentes da Universidade de Concepción, liderados pela doutora Coralia Rivas, publicaram os resultados de duas décadas de pesquisa na revista Free Radical Biology and Medicine.

Os pesquisadores concluíram que os cerca de 20 cânceres estudados satisfazem suas necessidades de grandes quantidades de nutrientes através da reciclagem da vitamina C.

Até então, duas formas de vitamina C haviam sido estabelecidas no organismo: a oxidada (ácido desidroascórbico ou DHA), que se encontra em altas concentrações em ambientes pró-oxidantes ao redor de tumores e a reduzida (AA, ácido ascórbico), que possui a benéfica função antioxidante.

Segundo os pesquisadores, as células tumorais adquirem esse DHA e o transportam para o seu interior e o convertem em vitamina C reduzida. A molécula permite com que elas continuem vivendo.

As células tumorais de mama, próstata e leucemia “eram capazes de acumular intracelularmente muito mais vitamina C que as células normais”, revela Rivas. Para a pesquisadora, essa descoberta é de “suma importância porque significa que a vitamina C está fortalecendo as células tumorais e as deixa mais resistentes aos tratamentos”.

“A célula tumoral consome altas quantidades de antioxidante que, nesse caso, é a vitamina C, que é usada para inibir esse ambiente oxidativo”, aplica a pesquisadora.

Estudos anteriores

Outros estudos já apontavam que a vitamina C pode inibir os tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Ao que tudo indica, o passo seguinte é “poder inibir a captação desse transportador de vitamina C que está localizado na mitocôndria”, organela onde é gerada a energia de que as células necessitam para sobreviver, duplicar-se e realizar todas as suas funções, afirma a pesquisadora.

Outro elemento-chave seria a presença de um transportador de vitamina C mitocondrial denominado SVCT2, que seria o “veículo” que permitiria à mitocôndria do tumor trasladar a vitamina ao seu interior e, dessa forma, evitar sua própria morte.

Mas Rivas alerta que não se deve parar de tomar a vitamina C sob nenhuma circunstância, já que ela previne doenças e é essencial para o corpo.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

20 H
  1. Home
  2. noticias
  3. vitamina c pode servir como …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.