Você sabe o que são as explosões solares?
Entenda mais sobre o fenômeno diretamente ligado às auroras boreais e austrais
Publicada em
Você já deve ter visto luzes cintilantes e coloridas no céu, seja em filmes, fotos ou até pessoalmente. Essas luzes são as conhecidíssimas auroras, boreais ou austrais, que enfeitam nosso planeta.
Em maio deste ano, aconteceu um evento espetacular. Pessoas ao redor do mundo, em locais que raramente suportam esse tipo de fenômeno, presenciaram os brilhos vermelho, rosa e verde.
Mas você sabe como acontecem as auroras?
Um evento diretamente ligado com a origem desse episódio deslumbrante são as explosões solares.
Explosões solares, também conhecidas como erupções ou flares solares, são eventos intensos que acontecem na superfície do Sol quando uma grande quantidade de energia magnética é liberada de forma repentina. Esses fenômenos são causados por instabilidades no campo magnético solar, que resultam no surgimento de radiação eletromagnética, incluindo raios-X e luz visível. As explosões podem variar em intensidade e duração. Alguns eventos duram poucos minutos e outros se estendem por várias horas.
Quando uma erupção solar acontece, ela pode liberar uma enorme quantidade de energia em forma de radiação e partículas carregadas, conhecidas como vento solar. Em casos mais extremos, essas explosões podem resultar em ejeções de massa coronal (CMEs), que são grandes nuvens de plasma e partículas solares lançadas para o espaço. Essas ejeções podem viajar a milhões de quilômetros por hora e interagir com o ambiente ao redor do Sol, incluindo a Terra e outros planetas do sistema solar.
Na Terra, os flares solares podem causar diversos efeitos, um deles é o aumento das auroras boreal e austral, como mencionado anteriormente. O evento ocorrido em maio foi consequência de uma poderosa tempestade solar que lançou partículas direcionadas à Terra em altíssima velocidade. E, enquanto saltavam em volta da atmosfera do nosso planeta, elas geraram as visões incríveis das auroras.
Mas além disso, também podem ter efeitos negativos, como a interferência em sistemas tecnológicos, incluindo satélites e redes elétricas. Isso acontece porque as partículas podem induzir correntes elétricas e resultar em falhas temporárias ou causar danos aos equipamentos.
Explosão solar atinge só a Terra?
Não! As explosões solares são um fenômeno universal que pode ter uma gama de impactos dependendo das características únicas de cada planeta. Portanto, fora os impactos na Terra, elas também afetam, de maneiras diferentes, outros planetas do sistema solar.
Onde os campos magnéticos são mais fortes, como Júpiter e Saturno, os flares solares podem provocar auroras intensas e interações complexas com suas luas e anéis. Já em planetas com atmosferas finas e campos magnéticos fracos, como Marte e Plutão, essas explosões podem resultar em maior perda atmosférica e aumento da radiação na superfície, o que afeta a habitabilidade e a segurança dos exploradores.
Por mais que produzam tantas auroras lindas, é de extrema importância que as erupções solares sejam monitoradas, para que seus efeitos sejam compreendidos, principalmente quando falamos sobre os sistemas elétricos e as tecnologias espaciais.
Existem satélites e telescópios espaciais, como o Solar Dynamics Observatory (SDO) e o Solar and Heliospheric Observatory (SOHO), que desempenham um papel fundamental na observação da atividade solar e na emissão de alertas para mitigar os impactos das explosões.
Compreender esses eventos é essencial para proteger tanto as tecnologias que utilizamos na Terra quanto para preparar futuras missões espaciais e explorar outros mundos do nosso sistema solar.
Você já está sabendo da nossa promoção? A Antena 1 vai presentear os ouvintes com uma Alexa por dia até o fim do ano!
Acesse o site www.oucaeconcorra.com.br, preencha o formulário com os seus dados, aperte play e ouça nossa programação através do site da promoção. Pronto! Quanto mais dias você ouvir, mais chances terá de ganhar. A promoção é válida para todo o Brasil. Acesse o regulamento para mais informações.
Veja também:
A influência da ação humana no cenário ambiental que o mundo se encontra
4 hábitos para incorporar na sua rotina que diminuem o risco de Alzheimer
Escrito por Maria Leite
SALA DE BATE PAPO