Volkswagen espera crescimento mais lento de vendas em 2024
Publicada em
Atualizada em
Por Christoph Steitz e Christina Amann
FRANKFURT/BERLIM (Reuters) - A Volkswagen previu nesta sexta-feira que o crescimento das vendas vai desacelerar este ano, juntando-se a um grupo de montadoras que estão vendo um horizonte de econômico mais fraco aliado a aumento da concorrência e custos mais altos.
A maior montadora de automóveis da Europa, cujas marcas incluem Audi e Lamborghini, espera que a receita cresça até 5% em 2024, após alta de 15,5% no ano passado. Esse crescimento sugere vendas de até 338 bilhões de euros em 2024, acima da estimativa de 316 bilhões obtida a partir de previsões de analistas compiladas pela LSEG.
O diretor financeiro da Volkswagen, Arno Antlitz, vê uma 'perspectiva econômica moderada e intensa concorrência' em 2024, embora a montadora continue confiante para o ano como um todo, apontando para o lançamento de novos produtos.
Os comentários coincidem com os de rivais, incluindo Mercedes-Benz e Stellantis, que adotaram um tom semelhante nos resultados do mês passado.
As montadoras europeias estão sob pressão da rival norte-americana Tesla, bem como de concorrentes chineses, em um momento em que a demanda global por veículos elétricos está enfraquecendo diante do declínio do apoio governamental.
As ações da Volkswagen chegaram a cair mais de 7% após a publicação de resultados, atingindo o nível mais baixo em mais de quatro semanas. A montadora registrou queda na margem operacional de 7,9% para 7% em 2023. A Volkswagen disse que espera uma margem operacional de 7% a 7,5% em 2024.
A montadora disse que seu índice de investimento deverá atingir um pico de 13,5% a 14,5% em 2024, impulsionado pelo principal mercado da companhia, a China, e cairá gradualmente nos anos seguintes para cerca de 11% em 2027.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO