Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Volta ao Mundo: Por dentro dos Pubs Irlandeses com Gavin James

Conheça a visão do cantor sobre os pubs e as músicas da sua terra natal

Placeholder - loading - Imagem/ Divulgação
Imagem/ Divulgação
Ver comentários

Publicada em  

Gavin James atravessou o Atlântico para conduzir 4 apresentações na região metropolitana de São Paulo, em março de 2024. Por outro lado, em uma entrevista exclusiva com a Antena 1, o cantor embarcou em uma viagem de volta a sua terra natal, relembrando o início da sua carreira no país e compartilhando algumas histórias sobre o universo cultural irlandês.

Imagem de conteúdo da notícia "Volta ao Mundo: Por dentro dos Pubs Irlandeses com Gavin James" #1
Toque para aumentar

A atmosfera de Galway, uma das maiores cidades da “Ilha de Esmeralda”, por exemplo, foi traduzida em 2018 pelo videoclipe de “Galway Girl”, um single escrito por Ed Sheeran e estrelado por Saoirse Ronan.

Durante a produção, Ed e Ronan interpretaram dois personagens vivendo um encontro em meio a vida boêmia irlandesa, frequentando pubs e participando de rodas de música de rua. Além disso, a canção apresentou alguns instrumentos típicos do país, resgatando as raízes irlandesas do cantor e construindo uma música de acordo com os acordes tradicionais da Irlanda.

Assim, além de ter disparado para o topo das paradas, como uma das músicas mais conhecidas do astro britânico, “Galway Girl”, também apresentou ao mundo uma visão mais intimista sobre as ruas e os costumes da cidade irlandesa.

E essa atmosfera característica dos pubs e da sonoridade de Galway também foi vivenciada por Gavin, ao longo da sua vida. Na realidade, o cantor começou a sua carreira justamente neste tipo de estabelecimento e, portanto, comentou conosco sobre a experiência.

“Morar na Irlanda é crescer em um mundo musical. Todo mundo canta, todo mundo faz poesia. Eu, inclusive, comecei a tocar Metallica e Iron Maiden em uma flauta irlandesa, um instrumento tradicional da Irlanda”, comentou o cantor. “Depois disso, eu aprendi a tocar violão e comecei a cantar em pubs. Cantei até mesmo no pub que aparece no videoclipe de "Galway Girl". Já em Dublin, eu toquei músicas irlandesas em todos os pubs. A música irlandesa é uma grande influência para mim. Ela tem que ser”.

Sobre isso, inclusive, o artista destacou a influência da sua terra natal no seu processo de composição, enfatizando a participação de uma banda irlandesa para a construção da melodia da canção “Only Ticket Home”.

Além disso, James também deu alguns detalhes sobre memórias nebulosas desse período, que marcou os anos mais felizes da sua vida: “Eu vivi a melhor época da minha vida fazendo shows em pubs. Dos meus 17 aos meus 21 anos, eu fazia três shows de três horas de duração por dia, sete vezes por semana. É um jeito muito bom de aprender como cantar sem perder a voz e conseguir conquistar o público”

Por fim, o cantor também afirmou que o povo irlandês é muito parecido com o povo brasileiro, em relação a recepções calorosas e uma mentalidade positiva: “Parece que nós só queremos nos divertir e isso é muito bom!”.

Veja também:

BON JOVI ANUNCIA O ÁLBUM

ARIANA GRANDE ATINGE O TOPO DA BILLBOARD COM “WE CAN'T BE FRIENDS”

Imagem de conteúdo da notícia "Céline Dion deseja voltar aos palcos, mesmo com doença neurológica" #1
Toque para aumentar

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

19 H
  1. Home
  2. noticias
  3. volta ao mundo por dentro dos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.