Volta ao mundo: Vienna nos espera de braços abertos
O aconchego da capital austríaca aos olhos de Billy Joel
Publicada em
“Quando você vai perceber que Viena espera por você?”. Billy Joel escreveu a música “Vienna” em 1977, ao visitar seu pai na capital austríaca. Ao se deparar com a cena de uma idosa limpando as ruas da cidade, o cantor questiona o pai sobre o absurdo de terem que trabalhar nessas condições e como resposta o pai explica que, em muitos lugares da Europa, os idosos ocupam um lugar importante na sociedade e não deveriam ser deixados de lado, como acontece em vários países de demitirem ou não contratarem pessoas mais velhas.
A realidade abriu os olhos de Billy Joel, que o fez escrever uma canção com o nome da cidade. E de fato, Vienna é um dos lugares mais bonitos para conhecer e é considerada o local mais verde da Europa. A capital carrega muita história, principalmente sobre o império Habsburgo - família nobre muito influente na história europeia entre os séculos XIII a XX.
Dessa forma, é impossível deixar de visitar o complexo imperial, o Hofburg. Parada obrigatória, é possível conhecer mais sobre toda a história da dinastia, o Museu Sissi, dedicado à Imperatriz Elizabeth e a apresentação dos meninos cantores, em Burgkapell, a capela real.
Além disso, Viena é considerada a capital mundial da música!
Um dos principais pontos da capital austríaca é a a Ópera de Viena, a Wiener Staatsoper. A arquitetura do edifício chama atenção com sua beleza neo-renascentista e está em funcionamento desde 1869, vale muito a pena a visitação! Viena foi berço de grandes músicos clássicos, como Schubert e Mozart. Mas também foi abrigo de compositores da ópera e de compositores sinfônicos, como Beethoven, que se mudou para Viena e permaneceu lá até falecer em 1827.
Já Mozart é enaltecido até hoje. O compositor nasceu na cidade Salzburgo, interior da atual Áustria, e desde pequeno tinha interesse pela música clássica. Ele fez sua primeira turnê aos 7 anos e a primeira sinfonia aos 8. Um gênio! Apaixonado por Viena, se mudou para a capital e construiu sua vida lá. Atualmente, é possível visitar a Casa de Mozart e conhecer mais sobre a história deste importante compositor.
O museu está localizado próximo à Catedral de Santo Estevão - a Stephansdom - que encanta pela sua beleza arquitetônica gótica e a construção de uma igreja em cima da outra. Realmente é de tirar o fôlego! Também é destaque na cidade o Belas Artes - Kunsthistorisches Museu de Viena – que encanta não só pela arquitetura, mas todo seu riquíssimo acervo e pinturas.
Melhor época
Na Áustria, todas as estações são bem definidas. Por isso, se pensa em ir no inverno, prepare-se para um inverno congelante. O mesmo se aplica ao verão, que é extremamente quente. Assim, as melhores épocas para visitar são primavera e outono, já que é possível aproveitar o meio terno. Para vivenciar mais a cidade, a primavera tem dias mais longos. No outono, as temperaturas abaixam, e é possível aproveitar a beleza da cidade.
Veja também:
Billy Joel - Biografia e discografia | Antena 1
ANTENA 1 TE DÁ UMA ALEXA DE NATAL | Antena 1
SALA DE BATE PAPO