Billy Joel
William Joseph Martin Joel, ou Billy Joel, reúne rótulos: compositor, pianista, cantor. Nova Yorkino de nascença, estudou música clássica na infância, o que o aproximou do piano. Mas Mozart, Bach e outros clássicos não foram o suficiente para afastar o músico do rock, estilo no qual ingressou com apenas 14 anos.
Como outros grandes artistas, seu começo de carreira foi tocar em casas de show e participar de vários grupos ao mesmo tempo para poder tirar algum dinheiro no final da noite. Seu álbum de estreia nas grandes gravadoras trouxe muito dessa experiencia, intitulado “Piano Man”, foi lançando em 1973 pela Columbia. O single homônimo marcou a carreira de Joel e, até hoje não pode faltar em seus shows.
Sua história foi marcada por grandes sucessos. Conhecido por ter um estilo único, Billy Joel desenvolveu uma mistura de rock, pop e soul. Três álbuns depois, o pianista já era reconhecido e respeitado. Então lançou o disco “The Stranger” e, mais uma vez, superou as expectativas. O lançamento trouxe o single “Just The Way You Are” que venceu o Grammy de melhor música do ano e fez com que o disco fosse o mais vendido da Columbia em 1977. “The Stranger” Ainda trouxe a antológica “Vienna”, que marcou a forma de tocar piano de Joel.
Seu trabalho seguinte também é um marco. Mostrando o lado mais rebelde, “The 52nd Street” trouxe letras mais introspectivas e, de uma maneira geral, grita liberdade e demonstra uma revolta com o status quo estadunidense. “My Life” é a faixa do disco que melhor sintetiza esse sentimento. A canção questiona o moralismo e pede que ninguém se intrometa. “The 52nd Street” ganhou o Grammy de álbum do ano e não haveria ninguém que merecesse mais.
Billy Joel lançou em toda sua carreira 13 álbuns de estúdio e 6 ao vivo e tem uma enorme lista de prêmios por suas composições. O que chama a atenção são os 7 títulos de doutor honoris causa – o equivalente do sistema educacional estadunidense no caso – em diversas áreas como Letras, Música e Artes. Em 1999 entrou para o Rock N Roll Hall Of Fame e coleciona vários outros títulos e honrarias.
A vida pessoal de Joel nem sempre foi um mar de rosas. O cantor lutou contra a depressão e tentou suicídio, mas venceu a doença e hoje, junto com sua família se considera um homem feliz. Casou-se 4 vezes e tem 3 filhos, entre eles Alexa Joel, que, assim como o pai, é cantora e compositora.
Por Vinícius Caldeira Novais
SALA DE BATE PAPO