Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Von der Leyen é eleita primeira mulher presidente da Comissão Europeia

Placeholder - loading - Ursula von der Leyen discursa no Parlamento Europeu após ser eleita presidente da Comissão Europeia 16/07/2019 REUTERS/Vincent Kessler
Ursula von der Leyen discursa no Parlamento Europeu após ser eleita presidente da Comissão Europeia 16/07/2019 REUTERS/Vincent Kessler
Ver comentários

Publicada em  

Por Foo Yun Chee

ESTRASBURGO (Reuters) - A alemã Ursula von der Leyen garantiu nesta terça-feira a aprovação do Parlamento Europeu para se tornar a primeira mulher presidente da Comissão Europeia, depois de conquistar o apoio de socialistas e liberais com sua visão de uma Europa mais verde, justa e baseada em regras.

O apoio desses dois grupos, além do endosso de seus próprios colegas conservadores, garante legitimidade a Von der Leyen, permitindo-lhe buscar soluções para questões delicadas como as mudanças climáticas, o comércio e a manutenção da democracia no bloco.

A rejeição pelo Legislativo europeu teria sido um golpe doloroso para o bloco, que está cercado por desafios que vão do comércio ao Brexit e à erosão das normas democráticas, e representaria uma dor de cabeça extra para os líderes da UE que teriam que apresentar outro candidato em um mês.

Como chefe do Executivo da UE, Von der Leyen será responsável pelas negociações comerciais e pelas políticas econômicas e climáticas para 500 milhões de europeus, além de decisões antitruste envolvendo poderosos gigantes da tecnologia.

Ela garantiu 383 votos contra 327, disse o presidente da assembleia, David Sassoli. Ela precisava pelo menos o voto de 374 dos 747 membros do Parlamento Europeu.

'A confiança que vocês depositaram em mim é a confiança depositada na Europa. Sua confiança em uma Europa unida e forte, de leste a oeste, de sul a norte', disse a conservadora alemã.

'É uma grande responsabilidade e meu trabalho começa agora. Vamos trabalhar juntos construtivamente, porque o objetivo é uma Europa unida e forte', disse Von der Leyen, que assumirá seu novo papel em 1º de novembro.

O grupo liberal Renovar Europa e a Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas já haviam anunciado apoio à política de 60 anos, que nesta semana renunciou ao cargo de ministra da Defesa da Alemanha, independentemente da decisão dos parlamentares da UE.

Mais cedo nesta terça-feira, Von der Leyen definiu suas metas climáticas, indo além das metas atuais, em uma tentativa de convencer tanto os socialistas quanto os liberais. Ela já havia prometido metas ambiciosas em cartas aos dois grupos no dia anterior.

'Nosso maior desafio é manter nosso planeta saudável. Essa é a maior responsabilidade e oportunidade de nossos tempos. Quero que a Europa se torne o primeiro continente do mundo neutro para o clima até 2050', disse ela aos parlamentares da UE.

A polícia alemã acrescentou que irá propor um Acordo Verde para a Europa em seus primeiros 100 dias no cargo, que transformará partes do Banco Europeu de Investimentos em um Banco do Clima e que introduzirá um Imposto de Fronteira sobre o Carbono.

Von der Leyen também prometeu defender o Estado de Direito, mirou nos impostos baixos pagos por gigantes de tecnologia dos EUA na Europa e disse que atualizará as normas da UE para enfrentar a questão dos migrantes.

(Reportagem adicional de Alissa de Carbonnel, Philip Blenkinsop e Gabriela Baczynska, em Bruxelas; Alexandra Regida e Peter Maushagenm em Estrasburgo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

Em entrevista exclusiva concedida à repórter Catharina Morais, da Rádio Antena 1, no dia 2 de maio, momentos antes da passagem de som no Tokio Marine Hall, os irmãos Ross Lynch e Rocky Lynch, da banda The Driver Era, abriram o coração sobre a criação de seu mais novo álbum, Obsession, e refletiram sobre os desafios de ser artista na era digital. A conversa aconteceu em São Paulo, poucas horas antes do último show da turnê no Brasil.

“Cada álbum tem uma sensação diferente, com certeza”, disse Ross ao ser perguntado sobre a experiência de lançar o disco enquanto estão na estrada. “A Summer Mixtape teve uma vibe mais solta, como uma brisa do mundo”.

The Driver Era: quem são Ross e Rocky Lynch?

Formada em 2018, The Driver Era é uma dupla norte-americana de pop alternativo e rock contemporâneo, criada pelos irmãos Ross e Rocky Lynch. Ross ganhou notoriedade na série da Disney Austin & Ally e no filme Teen Beach Movie, além de integrar a antiga banda R5. Desde então, a dupla tem buscado firmar uma identidade sonora própria, apostando na mistura de gêneros e em uma produção 100% autoral.

“Produzir é uma das coisas que mais amamos fazer”, contou Ross. “A gente mesmo produziu tudo. Fizemos praticamente todos os drivers nos nossos álbuns”.

Criação do álbum Obsession: entre o estúdio e a estrada

Obsession, lançado em abril de 2025, é o quarto álbum de estúdio da banda. Com sonoridade intensa e letras autobiográficas, ele representa um momento de amadurecimento artístico. Gravado entre Londres, Califórnia e o estúdio caseiro da dupla, o projeto nasceu em meio à correria da turnê, mas com leveza.

“Obsession surgiu de forma bem orgânica, com histórias reais, inspiradas nas nossas vivências”, explicou Ross.


“Criar música é como a gente se alimenta”, completou Rocky.

Pressão das redes sociais e autenticidade artística

A entrevista também tocou em um tema delicado: o impacto das redes sociais na carreira dos artistas.

“Hoje em dia, todo mundo — e as mães deles também — está postando, postando, postando…”, brincou Rocky.

“Você quer crescer, quer melhorar, e agora isso virou uma métrica tangível. Mas o que eu gosto mesmo é de fazer música”, reforçou Ross.

Influências musicais: de Peter Gabriel a Michael Jackson

Entre os ídolos citados pelos irmãos estão INXS, Peter Gabriel e Michael Jackson. Apesar da admiração por esses grandes nomes, Ross e Rocky explicam que seu processo criativo evita imitações.

“É como se eu não pudesse repetir algo que alguém já fez. Mesmo sendo fã, me desanima se sinto que estou copiando demais”, desabafou Rocky.

As novas obsessões da The Driver Era

Encerrando a entrevista, os irmãos revelaram suas “obsessões” do momento:

“Tentar me tornar uma pessoa melhor”, disse Rocky sobre a faixa Better.


“Entender por que os seres humanos fazem o que fazem”, compartilhou Ross. “E também… eu gosto de fazer as pessoas felizes”.

Show no Tokio Marine Hall: uma noite de energia, conexão e um pouco de nostalgia

O público paulistano recebeu de braços abertos a banda na Obsession Tour 2025, que passou também pelo Rio de Janeiro. Em São Paulo, a apresentação foi marcada por performances intensas e uma troca genuína com os fãs. Com casa cheia, o Tokio Marine Hall foi tomado por fãs vestindo chapéus de cowboy, uma referência divertida à estética do vocalista Ross.

O setlist trouxe músicas novas e antigas, além de uma surpresa nostálgica com "On My Own", do filme Teen Beach Movie, arrancando lágrimas e gritos do público.

Outros destaques do show incluíram Touch, que abriu a noite, The Weekend, que transformou a casa em pista de dança, e A Kiss, que encerrou o espetáculo com energia lá no alto.

Show inesquecível e fãs encantados

A passagem da The Driver Era pelo Brasil reforçou o vínculo da banda com o público brasileiro. Após duas noites memoráveis no país, fica claro que Ross e Rocky Lynch têm um espaço garantido no coração dos fãs.

LINK

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. von der leyen e eleita …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.