Voo militar dos EUA está deportando imigrantes para a Índia, diz autoridade
Publicada em
WASHINGTON (Reuters) - Um avião militar dos EUA está deportando imigrantes para a Índia, disse uma autoridade dos EUA nesta segunda-feira, o destino mais distante entre os voos de transporte militar do governo Trump para imigrantes.
O presidente Donald Trump tem recorrido cada vez mais aos militares para ajudar a cumprir sua agenda de imigração, inclusive enviando tropas adicionais para a fronteira entre EUA e México, usando aviões militares para deportar imigrantes e abrindo bases militares para abrigá-los.
A autoridade, falando sob condição de anonimato, disse que a aeronave C-17 havia partido para a Índia com imigrantes a bordo, mas não chegaria ao seu destino final por pelo menos 24 horas.
O Pentágono também começou a fornecer voos para deportar mais de 5.000 imigrantes detidos pelas autoridades norte-americanas em El Paso, no Texas, e San Diego, no Califórnia.
Até o momento, aeronaves militares transportaram imigrantes para a Guatemala, Peru e Honduras.
Os voos militares são uma maneira cara de transportá-los. A Reuters noticiou que um voo militar de deportação para a Guatemala na semana passada provavelmente custou pelo menos 4.675 dólares por imigrante.
(Reportagem de Idrees Ali e Phil Stewart)
Escrito por Reuters