Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Weg ampliará presença global com aquisição de ativos da Regal Rexnord

Placeholder - loading - Logo da Weg na B3 em São Paulo 25/07/2019 REUTERS/Amanda Perobelli
Logo da Weg na B3 em São Paulo 25/07/2019 REUTERS/Amanda Perobelli

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A Weg vai acelerar seu processo de internacionalização com a aquisição de operações da norte-americana Regal Rexnord, a maior compra de ativos já realizada na história da companhia brasileira, afirmaram executivos nesta segunda-feira.

A empresa vai expandir negócios nos Estados Unidos, China e Índia, mercado onde ingressou com uma fábrica no ano passado, sem sofrer com sobreposição significativa de clientes, afirmou o diretor superintendente da divisão Weg Motores, Alberto Kuba, em conferência com analistas.

Além disso, a empresa brasileira não precisará fazer investimentos de curto prazo para expansão de capacidade dos ativos adquiridos uma vez que operam hoje, em média com um nível de ociosidade de 50%, afirmou o executivo.

A Weg anunciou mais cedo a compra de 10 fábricas em sete países (Estados Unidos, México, China, Índia, Itália, Holanda e Canadá), além de filiais comerciais em 11 mercados, da Regal Rexnord por cerca de 400 milhões de dólares. A expectativa é que a transação seja concluída no primeiro trimestre de 2024, quando a Weg fará o pagamento aos vendedores.

A aquisição vai ampliar a base de pessoal da Weg em cerca de 2.800 funcionários, afirmou Kuba, evitando comentar sobre eventuais processos de demissão após a conclusão da operação.

A empresa também vai manter as marcas Marathon, Cemp e Roto, adquiridas da Regal Rexnord. 'Vamos manter porque estamos adquirindo marcas muito tradicionais', disse Kuba.

As ações da Weg lideravam as altas do Ibovespa nesta segunda-feira, avançando cerca de 5% às 12h40.

Analistas do Safra afirmaram que o negócio traz repercussões positivas para a Weg. 'Ao incorporar marcas reconhecidas e linha de produtos complementares, a companhia incentiva sua expansão internacional enquanto mantém um crescimento contínuo e sustentável', afirmaram.

Já a equipe do Goldman Sachs considerou o negócio como uma 'notícia positiva estrategicamente, uma vez que pode fazer a Weg expandir sua exposição a mercados com moedas fortes, diversificar seu portfólio de vendas e proteger a companhia da volatilidade macroeconômica do Brasil'.

Kuba afirmou que a Weg vai ter na Índia, após a conclusão da operação, portfólio completo de motores. 'É o mercado de maior crescimento hoje no mundo... Acabamos de chegar lá e até agora estamos apenas com motor de uso geral', disse o executivo. Ele afirmou que a Weg já está ocupando plenamente a capacidade de sua fábrica própria no país e que os novos ativos permitirão que a empresa 'escale as operações no mercado doméstico'.

Já nos EUA, a Weg vai poder reforçar participação no mercado local, ingressando em produtos especiais. 'Levaria muitos anos para desenvolvermos pois são produtos muito focados para o mercado doméstico', afirmou Kuba.

Na Europa, a Weg vai acessar clientes dos setores marítimo e de óleo e gás que precisam de produtos que 'dependem de muita homologação local', acrescentou.

Enquanto isso, em geradores, a aquisição dos ativos da Regal Rexnord vai catapultar a Weg para um 'novo patamar principalmente nos mercados norte-americano e chinês', disse João Paulo da Silva, diretor superintendente da Weg Energia, sem dar detalhes sobre participação. O executivo, porém, afirmou que a aquisição vai permitir à Weg entrar no mercado OEM, de fabricantes de equipamentos de marcas reconhecidas como Caterpillar.

'Vai ser um 'game changer' para geradores, pois vamos passar a ser um grupo importante no mundo', disse Silva.

Questionado sobre margens das operações adquiridas, o diretor superintendente administrativo financeiro da Weg, André Rodrigues, afirmou que a intenção da companhia é levá-las para os mesmos níveis que a empresa já possui em cada mercado. Rodrigues não citou números.

Segundo a Weg, no ano passado, os ativos comprados da Regal Rexnord tiveram margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 9,5%. Em 2022, a margem da Weg foi 18,8%.

Rodrigues mencionou, porém, que a Weg entende que parte dos eventuais ganhos de margens obtidos com os novos negócios 'não vai ser sustentável' no curto prazo, mas não deu detalhes.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. weg ampliara presenca global …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.