Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Weintraub é eleito para conselho do Banco Mundial

Placeholder - loading - Abraham Weintraub durante audiência na Câmara dos Deputados 15/05/2020 REUTERS/Adriano Machado
Abraham Weintraub durante audiência na Câmara dos Deputados 15/05/2020 REUTERS/Adriano Machado
Ver comentários

Publicada em  

WASHINGTON (Reuters) - O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub foi eleito diretor-executivo do Banco Mundial, de acordo com comunicado divulgado pela entidade, cujos funcionários levantaram questões em relação a comentários passados de Weintraub apontados como racistas.

Weintraub deve ocupar um posto que estava vago no conselho a partir da primeira semana de agosto e cumprirá o restante do mandato que termina no dia 31 de outubro, quando a posição será reaberta para eleição, disse o banco em comunicado divulgado em seu site.

A entidade disse que ele foi eleito pelo grupo que representa Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Filipinas, Suriname e Trinidad e Tobago, mas não deu detalhes sobre o placar da votação. O Brasil tem a maioria do poder de voto no grupo de nove países.

O diretor executivo que ocupava este posto anteriormente renunciou em dezembro.

A associação que representa os funcionários do Banco Mundial pediu no mês passado que a indicação de Weintraub fosse revista por causa de comentários feitos por ele no Twitter nos quais o então ministro ironizou o sotaque chinês, culpou a China pela Covid-19 e acusou o país asiático de buscar dominar o mundo.

Weintraub pediu demissão do Ministério da Educação em junho e anunciou que assumiria um cargo no Banco Mundial. A demissão ocorreu após divulgação de uma reunião ministerial na qual ele chamou ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de 'vagabundos' e defendeu que fossem presos, o que fez com que o então ministro se tornasse alvo de um inquérito no Supremo.

Ele também é alvo de uma investigação no Tribunal de Contas da União (TCU) sobre se usou de forma inapropriada um passaporte diplomático para viajar aos Estados Unidos, driblando regras de quarentena.

Em junho, a associação dos funcionários do Banco Mundial fez um apelo para que o comitê de ética da instituição suspendesse a indicação de Weintraub enquanto analisava se as declarações dele estão em linha com o código de conduta para os diretores do banco, que exige expressamente o respeito à diversidade.

Em resposta à carta dos funcionários, o presidente do conselho do comitê de ética do banco, Guenther Schoenleitner, disse que o Banco Mundial não tem influência sobre a indicação de diretores executivos, mas não toleraria declarações racistas de qualquer um que esteja servindo a instituição.

(Reportagem de Andrea Shalal)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. weintraub e eleito para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.