Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

YouTube derrota processo de preconceito racial de criadores de conteúdo negros e hispânicos

Placeholder - loading - Silhuetas de usuários de laptops e dispositivos móveis ao lado de uma projeção de tela do logotipo do YouTube nesta ilustração  28/03/2018 REUTERS/Dado Ruvic
Silhuetas de usuários de laptops e dispositivos móveis ao lado de uma projeção de tela do logotipo do YouTube nesta ilustração 28/03/2018 REUTERS/Dado Ruvic
Ver comentários

Publicada em  

Por Jonathan Stempel

(Reuters) - Um juiz federal dos Estados Unidos rejeitou nesta quinta-feira um processo que acusa o YouTube de restringir ou remover vídeos de criadores de conteúdo negros e hispânicos por motivos raciais.

O juiz distrital Vince Chhabria, de San Francisco, disse que embora seja plausível a ideia de que o algoritmo do YouTube possa discriminar com base na raça, os requerentes 'não chegam nem perto' de sugerir que sofreram qualquer discriminação.

A ação coletiva proposta em nome de usuários não brancos do YouTube foi originalmente apresentada em junho de 2020, menos de um mês após o assassinato de George Floyd por um policial de Minneapolis atrair o foco nacional para questões de injustiça racial.

Nove autores da ação disseram que o YouTube, de propriedade do Google da Alphabet , sujeitou seus vídeos a mais restrições do que vídeos semelhantes de colaboradores brancos, violando uma obrigação contratual sob seus termos de serviço de fornecer moderação de conteúdo neutro quanto à raça.

O juiz, no entanto, avaliou que o YouTube prometeu apenas que seu algoritmo não trataria as pessoas de maneira diferente com base em suas identidades, não que o algoritmo fosse infalível.

Ele também disse que os requerentes partiram de uma amostra muito pequena de vídeos, e alguns realmente prejudicaram o caso.

Em um exemplo, ele disse que a restrição do YouTube ao 'tutorial de maquiagem' sobre como criar o 'visual característico' de Donald Trump pode refletir o fato de o autor mencionar a Ku Klux Klan e descrever maquiagens mais claras como cores de supremacia branca.

O autor 'certamente parece estar brincando, provavelmente em um esforço para zombar dos supremacistas brancos, mas isso explicaria prontamente o tratamento diferenciado pelo algoritmo', escreveu Chhabria.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, São Paulo dá um importante passo na construção de seu futuro urbano com a realização da 8ª Conferência Municipal da Cidade. A iniciativa, que segue diretrizes do Governo Federal, busca reunir propostas da população paulistana para compor a pauta da Conferência Estadual — e, futuramente, da Nacional. Em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1, a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, compartilhou detalhes do processo participativo que vem sendo desenvolvido desde o início do ano e também falou sobre o futuro do Jockey Club, um dos pontos mais emblemáticos e disputados da cidade.

Segundo a secretária, a etapa municipal é fruto de um processo democrático e descentralizado, com 15 encontros regionais realizados aos sábados, nos quais foram reunidas mais de 600 propostas populares.

“Achei os encontros regionais riquíssimos, muito bacanas. Fiquei muito feliz, participei de quase todos”, afirmou.

As demandas mais recorrentes? Meio ambiente, habitação, mobilidade e participação popular?

“A população clama por mais áreas verdes, melhor preservação das árvores, mais parques e qualidade do ar. Nesse ponto, neste ano especial da COP30, foi muito importante”, disse a secretária.

Habitação, especialmente para famílias de baixa renda, liderou o volume de propostas. E, na mobilidade, destaque para segurança no transporte público e iluminação nas vias, com foco especial na segurança das mulheres.

11 H
  1. Home
  2. noticias
  3. youtube derrota processo de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.