“O Quebra Nozes”: conheça o ballet natalino
O último composto por Tchaikovski, é um dos ballets mais populares do mundo
Publicada em
Em 18 de dezembro de 1892, o ballet “O Quebra Nozes” de Tchaikovski estreou no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, na Rússia. A obra foi baseada na versão de Alexandre Dumas em um trecho do conto “O Quebra Nozes e o Rei dos Camundongos” de E. T. A. Hoffman. A coreografia foi composta por Marius Petipa em parceria com Lev Ivanov, seu assistente que ajudou seu mestre quando este ficou doente.
A história usa de muita magia e para criar um ambiente fantasia em um clima natalino que permeia o espetáculo com uma certa perspectiva da criança. Tudo isso para contar a aventura de um boneco quebra-nozes que parece um homem vestido de soldado. A apresentação é dividida em dois atos, vamos entender um pouco sobre cada um deles.
Ato 1
No Natal, o padrinho de Clara lhe dá um quebra-nozes vestido como um soldado. O boneco é tão impressionante que chama a atenção de Frtiz o irmão de Clara. O menino toma o boneco e acaba por quebra-lo no braço.
A pequena garota fica desolada com seu presente quebrado, mesmo com os adultos tentando resolver o problema, nem mesmo o Natal agrada mais a garota. Com toda essa tristeza vai dormir.
No meio da noite, a menina desperta e vê que o quebra-nozes ganhou vida, devolvendo-lhe a alegria que não dura muito. Um exército de ratos vem de todos os lados para atacá-los, mas o boneco consegue vencer os vilões fazendo com que fujam levando com eles o maléfico rei Rato ferido.
Um antigo encanto se quebra e o boneco se transforma em um príncipe, que leva Clara para a Terra da Neve onde encontram os flocos de neve. A menina é apresentada ao rei e à rainha.
Ato 2
O príncipe e Clara partem então para o Reino dos Doces. Lá são recebidos pela Fada Açucarada e seus companheiros que são diversos tipos de bebidas e guloseimas. Para a Fada e seus amigos o outrora boneco conta sobre o que aconteceu e recebe várias recompensas doces e saborosas.
Clara então desperta e entende que tudo não se passou de um sonho, mas guarda para sempre o que ocorreu nesta noite, mesmo que tenha sido apenas em sua imaginação. Triste vai se despedir do seu padrinho, o mago que lhe deu o boneco.
(montagem para a encenação original)
Aqui você pode conferir a apresentação da Escola Bolshoi Brasil completa do ballet “O Quebra Nozes”:
QUEBRA NOZES NO CINEMA
The Nutcracker and the Four Realms (O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos) - 2018
Lançado em 2018, a adaptação de Ashleigh Powell de “O Quebra Nozes” para o cinema foi dirigida por Lasse Hallström e Joe Johnston e conta com grandes nomes no elenco como Morgan Freeman e Mirren Helen.
O filme é marcado por um clima de magia intenso enquanto conta sem muitos rodeios a clássica história do ballet de Tchaikovsky.
A adaptção não contém danças como o ballet, apenas conta o enredo clássico baseado no livro de E. T. A. Hoffman.
The Nutcracker in 3D (O Quebra Nozes: A História Que Ninguém Contou)
Em 2010 a adaptação do diretor Andrei Konchalovsky de “O Quebra Nozes” trazendo uma ousada proposta de mostrar a A História Que Ninguém Contou. O filme contou com nomes como Nathan Lane e John Turturro.
O diretor não quis adaptar o ballet apenas se basear na história para fazer um filme de fantasia e aventura usando elementos de magia e com personagens pictóricos para adaptar o enredo.
Barbie in the Nutcracker (Barbie - O Quebra-Nozes)
Para os pequenos a adaptação de “Barbie - O Quebra Nozes” é a mais próxima do ballet com elementos de dança e com o figurino mais próximo das apresentações clássicas. A direção é de Owen Hurley e o filme usa as músicas originais de Tchaikovski.
O roteiro se aproxima mais do espetáculo original no enredo também com poucos desvios dos atos do espetáculo de ballet.
Onde ver
Todo ano, no final do ano durante a época natalina acontecem apresentações no Teatro Alfa do ballet “O Quebra-Nozes” - Você pode acessar aqui.
SALA DE BATE PAPO