“The Lyrics”: livro de Paul MacCartney chega ao Brasil
A autobiografia do compositor conta sua história através de suas músicas
Publicada em
Ao alcançar os 79 anos, Paul MacCartney finalmente resolveu contar a história de sua vida - propostas que o cantor já havia declinado algumas vezes. “Eu estava cuidando da família ou em tour”, conta McCartney. Dessa vez, a obra, porém, não é de uma biografia convencional, o ex-Beatle decidiu que para retratar seus momentos usaria algumas de suas músicas.
As 960 páginas foram escritas com a ajuda de outro Paul, porém esse o poeta Muldoon. Durante 5 anos eles se encontraram em sessões para falar sobre as músicas que eram selecionadas previamente. O primeiro encontro aconteceu em uma quarta-feira, no dia 5 de agosto de 2015 em Nova York e foram acontecendo na selva de pedra e em Londres até o último, também em uma quarta-feira, no dia 19 de agosto de 2020, feito virtualmente por conta da pandemia. Foram ao todo 24 sessões somando mais de 50 horas para falar da vida de Paul em 154 de suas canções
Os dois volumes, divididos em A até K e L até Z, contam com algumas canções icônicas como “Let It Be”, “Live and Let Die”, “Maybe I’m Amazed”, “Yesterday”, “Blackbird”. Além dos grandes sucessos outras menos conhecidas foram escolhidas por serem importantes para contar a história de MacCartney, como “Two Of Us”, que trata de seu relacionamento com John Lennon, “When I’m Sixty-Four” uma melodia composta por Paul quando ainda era criança ou até “I Lost My Little Girl”, a primria música composta pelo músico que fala sobre a perda precoce de sua mãe.
Ao relembrar sua mãe Paul fala de suas influências, ela inclusive parece influenciá-lo em todas as músicas que trata de mulheres, ou até mais, a influência vai até a forma como o artista trata mulheres. Outras influencias citadas são seu Pai que colocou a música em sua vida e o ensinou piano e ser um cavalheiro, sem imaginar que seria um cavaleiro da rainha. Seu professor da escola também o influenciou ao estimulá-lo a ler e apreciar o teatro e a arte.
Lendo o livro além das músicas (em inglês, por um pedido do cantor elas não foram traduzidas) você encontra as histórias que vão se misturando entre infância, juventude e vida adulta a cada música pintando um retrato não linear que dá a impressão de ouvir Paul estar sentado do seu lado contando e conversando sobre seu passado, fazendo curvas e paradas inesperadas que não estragam a narrativa, mas que pelo contrário a enriquecem. Trata-se de um ícone do século XX contando sobre um passado sobre o qual já fez as pazes e sente nostalgia e alguma saudade.
Claro que o livro tem trivia que agrada os fãs e os beatlemaníacos. Coisas como o soco retratado em “O Garoto de Liverpool” nunca ocorreu. Ou sobre as sessões de composição com o Fab-Four “um respeitava a opinião do outro”, conta Paul.
Linda também tem seu espaço como musa e esposa do compositor. Mas sempre parece voltar ao seu maior projeto, os Beatles. " O que fez dos beatles uma banda tão sensacional Foi a diversidade do repertório", afirma o cantor.
Serviço
Autores: Paul McCartney com Paul Muldoon
Tradução: Henrique Guerra
Belas Letras
ISBN DO BOX: 9786555370867
960 páginas
Formato 20x25cm
Peso 7kg
Preço de capa: R$ 599,00
Veja também
ED SHEERAN TEM O ÁLBUM MAIS OUVIDO NO REINO UNIDO COM “=”
“THRILLER” : SUPER HIT DE MICHAEL JACKSON RETORNA AO TOP 20 DA BILLBOARD
SALA DE BATE PAPO