Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

3 artistas que influenciaram a escrita de Stevie Nicks

Como os compositores preferidos da cantora a influenciaram a escrever suas músicas

Placeholder - loading - Imagem/ Divulgação
Imagem/ Divulgação
Ver comentários

Publicada em  

No início da década de 1970, quando ainda estava no ensino médio, Stevie Nicks entrou em um clube chamado “Young Life Club”, e acabou cativada por um guitarrista talentoso que estava fazendo um cover de "California Dreamin", de Barry McGuire. Mal sabia ela que a história já estaria sendo escrita.

Imagem de conteúdo da notícia "3 artistas que influenciaram a escrita de Stevie Nicks" #1
Toque para aumentar

Imediatamente atraída pelo músico, que se apresentou como Lindsey Buckingham, ela acabou se juntando a ele para harmonizar. Logo depois disso, eles entraram em um relacionamento. Esse foi o pontapé inicial para a carreira de Nicks, já que os dois acabaram se juntando ao grande sucesso britânico, a banda Fleetwood Mac.

Entretanto, o vínculo entre eles não era nada sereno, como atesta a turbulência refletida em “Rumours”

Em 1972, antes da fama explodir, Nicks e Buckingham moravam na casa de seu produtor Keith Olsen. No final do ano, Buckingham encontrou trabalho como guitarrista para os Everly Brothers e saiu em turnê. Enquanto isso, Nicks pegou um bloco de notas e escreveu o que se tornaria duas de suas músicas mais icônicas e amadas, "Rhiannon" e "Landslide".

Em várias ocasiões, Nicks falou sobre os Eagles como a maior influência musical dela e de Buckingham. Mas quando se tratava de compor, ela encontrou inspiração em outro lugar. Em uma entrevista em 2011, ela identificou suas principais influências como Jackson Browne; Crosby, Stills & Nash e a incrível Joni Mitchell.

Nicks elogiou os três por terem lhe ensinado algumas das lições mais fundamentais sobre composição. "Seu fraseado, a maneira como escreviam poesia, a maneira como colocavam sua poesia na música", observou ela. "Eu estudava, deitava no chão e ouvia e lia suas palavras e simplesmente adorava."

De acordo com a própria Stevie, os anos que antecederam sua fama foram um período de estudo musical. Ouvindo alguns de seus discos favoritos, ela foi aprendendo o que precisava para escrever as letras de suas primeiras músicas. E por mais que tenha aprendido muito, a paixão por aquilo fazia com que a cantora não encarasse o exercício como um estudo.

Acima de todas suas inspirações estava Joni Mitchell. Stevie Nicks a admirava muito por ser uma compositora inovadora e que a ensinou a escrever a partir da perspectiva feminina. Segundo ela, Joni foi a responsável por ensinar que é possível colocar milhares de palavras em cada frase se você cantá-la corretamente, “quando você é poeta, não quer encurtar suas frases", disse Nicks em uma entrevista.

Veja também:

STEVIE NICKS: A VOZ E A ALMA POR TRÁS DO ÁLBUM MAIS ICÔNICO DO FLEETWOOD MAC

STEVIE NICKS FOI IMORTALIZADA COM SUA PRÓPRIA BARBIE

Imagem de conteúdo da notícia "3 artistas que influenciaram a escrita de Stevie Nicks" #2
Toque para aumentar

Escrito por Maria Leite

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia KELLY HANSEN DEIXA O FOREIGNER; LUIS MALDONADO É O NOVO VOCALISTA

KELLY HANSEN DEIXA O FOREIGNER; LUIS MALDONADO É O NOVO VOCALISTA

O vocalista Kelly Hansen, conhecido por revigorar o som clássico do Foreigner desde 2005, anunciou oficialmente sua saída definitiva da banda durante a grande final da 27ª temporada do The Voice USA, em 20 de maio de 2025. Ao cantar sucessos como “Feels Like the First Time” e “I Want to Know What Love Is”, Hansen emocionou fãs e comunicou que a turnê de verão deste ano marcará seu adeus aos palcos com o grupo.

“Foi uma das maiores honras da minha vida”, declarou o cantor ao vivo na televisão americana.

Luis Maldonado assume os vocais após sucesso em turnê latino-americana

O novo vocalista do Foreigner é o talentoso Luis Maldonado, multinstrumentista e guitarrista da formação atual da banda. Maldonado chamou a atenção do público e da crítica durante a mais recente turnê latino-americana, na qual assumiu temporariamente os vocais principais.

A performance do músico foi especialmente notada durante o show da banda em São Paulo, coberto pela equipe da Rádio Antena 1 (clique aqui e veja a reportagem completa). Sua energia no palco, precisão vocal e domínio técnico impressionaram os fãs, reforçando sua capacidade de manter vivo o legado do Foreigner.

Mick Jones aprova a transição: “Luis tem alma e potência vocal”

O guitarrista e fundador da banda, Mick Jones, elogiou a atuação de Maldonado:

“Ele tem a alma, a energia e a potência vocal que o Foreigner precisa nesta nova fase”.

Aos 80 anos e afastado das turnês por questões de saúde, Jones continua como força criativa nos bastidores e aposta em Maldonado para liderar a banda rumo ao seu 50º aniversário, que será celebrado com uma turnê comemorativa e um documentário previsto para 2026.

Turnê de despedida e novos planos para 2026

A banda segue com a Historic Farewell Tour, que se estende até o fim de 2025. O cronograma prevê apresentações nos Estados Unidos, Europa e Ásia, com a promessa de encerrar com um show histórico em Nova York.

53 min
  1. Home
  2. noticias
  3. 3 artistas que influenciaram …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.