Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

40 anos de Avril Lavigne: O que você não sabe sobre "Let Go"!

Saiba mais sobre os bastidores de seu disco de estreia lançado há 22 anos

Placeholder - loading - Imagem/ Divulgação
Imagem/ Divulgação
Ver comentários

Publicada em  

Com apenas 17 anos, Avril Lavigne dominou o mundo com “Let Go”, seu álbum de estreia indicado ao Grammy. A canadense se destacou em meio a uma geração de garotas super femininas que usavam presilhas de borboleta, sombra azul e peças rosa-bebê, e acabou tornando-se a “princesa do pop-punk”. Em comemoração dos 40 anos da cantora, e dos 22 anos de seu primeiro disco, conheça os bastidores por trás da história desse primeiro marco de sua carreira.

Com seu visual característico de jeans largo, lápis preto esfumado e gravata frouxa no pescoço, a artista sempre foi autêntica até na forma de fazer questão de compor as suas próprias músicas. Seus dois primeiros singles, “Sk8er Boi” e “Complicated”, passaram 20 e 31 semanas na Billboard Hot 100, respectivamente. Sem contar que o disco “Let Go" continua sendo um dos 20 álbuns mais vendidos do século XXI, o que mostra como a atitude sarcástica e o rock alternativo de Avril elevou o seu disco para acima do pop padrão da época.

Imagem de conteúdo da notícia "40 anos de Avril Lavigne: O que você não sabe sobre "Let Go"!" #1
Toque para aumentar

Eu estava saindo do ensino médio e só queria curtir o rock”, disse a cantora em uma entrevista antes do 20º aniversário do álbum. “Quero guitarras barulhentas, quero bateria ao vivo... Quero escrever sobre as coisas loucas, as emoções insanas, o bom e o ruim”.

Apesar de sua inocência no setor musical na época, a artista tinha uma visão exata do que queria. “Eu tinha muita clareza sobre o que queria e o que não queria fazer. Eu queria ser angustiada e soar mais como uma banda; não queria ser só pop de chiclete. Queria transformar minhas emoções em letras. Sinceramente, eu era muito, muito pura”.

Os temas principais que eram tratados no disco eram fortemente influenciados pela vida da Avril adolescente que, segundo ela, envolvia principalmente o uso de tênis de skate e o fato de achar os skatistas bonitos. Mas, apesar de muitas das canções de “Let Go” serem superficiais e brincalhonas como “Sk8er Boi” ou melosas como “Anything But Ordinary”, “I’m With You” conseguiu ultrapassar a bolha adolescente da cantora e passar 27 semanas nas paradas por tratar de emoções mais sombrias e profundas.

E foi exatamente essa ingenuidade e simplicidade de suas letras que acabaram sendo a chave de seu sucesso. Voltado para um público jovem, o disco impulsionou Avril para além do status de fenômeno de dois hits. Quase da noite para o dia, garotas de todo o mundo começaram a aderir o seu visual de pulseiras de couro e calças cargo assistiam obsessivamente a vídeos da cantora andando de skate com garotos.

O aniversário de 40 anos cantora vem junto com uma nova geração de jovens apaixonados pela cultura dos anos 2000 que passaram a conhecê-la por meio de músicas viralizadas no TikTok ou por cantoras da geração Z que a citam como uma grande influência e inspiração, como Billie Eilish e Olivia Rodrigo. Ao mesmo tempo, houve também um aumento da nostalgia emo entre os fãs mais antigos, que até incentivou a cantora a relançar “Let Go” em 2022, recriando até a sua capa.

Avril considera toda essa experiência surreal. “O fato de as gerações mais jovens estarem descobrindo meu trabalho e de Billie, Olivia e Willow Smith saírem pelo mundo e continuarem a quebrar o molde, como eu fiz há 20 anos, é superinspirador”. A artista contou que é até surpreendente o quanto músicos com quem colabora e cria amizade dizem que são seus fãs há muito tempo. “Todas essas pessoas ao meu redor dizem: 'Oh meu Deus, sou uma grande fã, eu ouvia você quando era criança, você me inspirou! É realmente alucinante”.

Imagem de conteúdo da notícia "40 anos de Avril Lavigne: O que você não sabe sobre "Let Go"!" #2
Toque para aumentar

Veja também:

HÁ 9 ANOS ATRÁS, TAYLOR SWIFT E AVRIL LAVIGNE CANTAVAM “COMPLICATED”

AVRIL LAVIGNE CONSIDERA INCLUIR 'BREAKAWAY', DE KELLY CLARKSON, EM TURNÊ

Imagem de conteúdo da notícia "Corinne Bailey Rae, de “Put Your Records On”, anuncia dois shows no Brasil" #1

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. 40 anos de avril lavigne o …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.