5 compositores da música clássica que marcaram a história
Saiba mais sobre o legado dos principais nomes da “classicidade” musical
Publicada em
Instrução vasta, conhecimento, leitura e sabedoria. O conjunto dessas palavras formam a principal característica da palavra “erudição”, e algo erudito tem tudo a ver com nosso tema de hoje, a música clássica, que pode ser chamada também de música erudita.
A essência da música clássica está ligada a necessidade de atender um público-alvo, que sempre foi a partir classe média nos períodos de Idade Média ao Pós-Moderno. Poder retratar um culturalidade, estudo e conhecimento para cifras e serem apresentadas em concertos sinfônicos não era algo simples.
Na naturalidade da música erudita, é possível notar que há uma diferença nos demais estilos de música, e isso se dá pela forma que são pensadas e produzidas. A música de concerto tem como principal trunfo para se diferenciar das demais o fato de ser escrita e notada, criando assim a polifonia.
O que é polifonia?
A polifonia, é o conjunto de diversos sons de forma harmônica. Os sons polifônicos são o oposto dos monofônicos, que são caracterizados por reproduzirem apenas uma voz ou instrumento sonoro.
Com o desenvolvimento e aperfeiçoamento da polifonia, a música clássica teve seu espaço, gerando então os grandes concertos.
Agora que você já sabe um pouco sobre a origem da música clássica, vamos então aos principais compositores de música de concerto que marcaram a história. Lembrando que esse é o legado da música, ser um elemento, algo que jamais morrerá, e por isso temos o privilégio de vivenciar grandes obras do passado.
Antenados, ajustem o assento, coloque aquela roupa digna de concerto musical e não perca nenhum detalhe! Aqui vão aparecer grandes obras que são conhecidas por todos, mas poucos sabem a origem e o compositor
Confira a lista completa
1-Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Beethoven nasceu na cidade de Bonn- Alemanha, em 1770. Assim como todos que são músicos, o jovem compositor nasceu em um berço musical, ele era filho e neto de músicos, e logo começou a estudar violino e cravo aos cinco anos de idade.
Aos 6 anos de idade Beethoven realizou seu primeiro recital organizado pelo pai. Coincidentemente, foi a mesma idade que outro músico clássico debutou para a imperatriz Maria Theresia.
Aos 13 anos, Beethoven foi nomeado solista de cravo na corte de Bonn, e passou a receber proteção do Príncipe-Max Frannz. Em 1795, o pianista fez a primeira apresentação pública de forma oficial, ele tinha 25 anos.
A principal obra de Beethoven veio em um período difícil e delicado. Aos 27 anos o jovem foi diagnosticado com surdez, e mesmo assim veio o sucesso, a “Nona Sinfonia”, o emblemático concerto de música clássica de Beethoven.
Confira a Nona Sinfonia
2-Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893)
Dono da lendária e inesquecível apresentação “O Lago dos Cisnes”, Piotr Ilitch Tchaikovski não poderia ficar de fora da lista.
Tchaikovski foi um compositor russo, e que ficou deslumbrado com os teatros, uma vez que sua família morar em São Petersburgo. Ali concretizava a paixão pelos concertos clássicos, uma vez que o jovem já dedilhava nos teclados com cinco anos.
Em 1865 compôs sua primeira sinfonia "Sonhos de Inverno" e a abertura sinfônica "A Tempestade".
O compositor acumula grandes obras como o próprio “O Lago dos Cisnes”, "A Bela Adormecida" e o "Quebra Nozes. Vale uma atenção especial para uma obra intitulada “1812”, que retrata a não bem-sucedida invasão de Napoleão Bonaparte à Rússia.
Com o aumento da sonoridade, mudança repentina de instrumento e o aumento dos graves é possível notar cada momento da invasão. A vitória do exército russo, a chegada das tropas francesas e a presença do frio que fez a derrota para o império francês.
1812 Overture
3-Frédéric Chopin (1810-1849)
Frédéric François Chopin (Frederyk Franciszek Chopin, em polonês) nasceu em Zelazowa Wola, na Polônia. A forma que Chopin entrou para o mundo clássico por acompanhar a família, e por morar um apartamento no Palácio Sassone, onde Chopin cresceu em meio à aristocracia polonesa, que buscava aulas de piano com sua mãe e conversações em francês com o pai.
Com apenas sete anos, Chopin viu sua primeira obra a “Polonaise em Sol Menor” ser publicada em uma revista local de onde morava. O compositor era conhecido entre os músicos da época por utilizar da arte do improviso.
De longe, a mais conhecida obra de Chopin fica com “Grande Polonaise Brillante”. Selecionar apenas uma canção é apenas ilustrar o compositor, porque todas os concertos de Chopin são tops 1.
Grande Polonaise Brillante
4. Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Johann Sebastian Bach ou mais conhecido apenas por Bach, foi o gênio criativo mais sublime da música. Ele foi um compositor, organista, cravista, violista e violinista alemão da Era Barroca.
Bah nasceu em 21 de março em Eisenach, batizado em 23 de março em St. Georgen em 1685, o que era normal na época os bebês serem batizados dias depois do nascimento, por isso as datas são aproximadamente exatas.
Quando tinhha18 anos, o músico ingressou como violinista na corte do duque de Weimar. A partir de então foi organista em igrejas e ensinou música para jovens.
Confira Spirits of Meditation
5-Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Um verdadeiro prodígio musical, Wolfgang Amadeus Mozart tem suas origens em Salzburgo- Áustria. Como a maioria, o compositor começou cedo a aprender e desfrutar dos sons do piano. Sua primeira apresentação pública foi na cidade de Munique aos 6 anos, ao lado da irmã, Maria Anna Mozart.
Mozart foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas são referenciais na música sinfônica, operística, coral, pianística e camerística.
Confira a famosa obra Eine Kleine Nachtmusik
Veja também
THE BEATLES: NOVO DOCUMENTÁRIO NA HBO MAX MOSTRA A BANDA NA ÍNDIA
ANTENA 1: A RÁDIO BATE MAIS UM RECORD NA ALEXA SMART SPEAKER
SALA DE BATE PAPO