Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

The Beatles: novo documentário na HBO Max mostra a banda na Índia

A produção conta com filmagens e fotos raras, além de depoimentos

Placeholder - loading - Maharishi & The Beatles. - Crédito: Colin Harrison Avico Ltd
Maharishi & The Beatles. - Crédito: Colin Harrison Avico Ltd
Ver comentários

Publicada em  

“Os Beatles e a Índia” (The Beatles and India) chegou para acalmar os corações dos fãs do quarteto que ficaram tristes depois de terminaram “Get Back”. O novo documentário sobre os garotos de Liverpool está disponível na HBO Max e vai mostrar a ida dos músicos para um retiro espiritual no Himalaia.

Beatles e a Índia
Toque para aumentar

O filme tem 1h e 35 min de duração e foi dirigido por Ajoy Bose, autor do Livro “Across the Universe: The Beatles In India”. O Documentário se propõe a ser uma crônica explicando a imersão de 3 anos da banda na cultura indiana e o tempo que passaram na cidade de Rishikesh, após a precoce morte de seu empresário e tutor Brian Epstein.

A obra acompanha o quarteto que, por algum tempo, recebeu as orientações do guru Maharishi Mahesh Yogi. Ringo Starr foi o primeiro a voltar para casa, por problemas estomacais. Paul MacCartney ficou 5 semanas aproveitando as sessões de meditação enquanto George Harrison e John Lennon ficaram 2 meses no retiro.

Os Beatles e a Índia
Toque para aumentar

O fim desse período foi tenso com acusações sobre insinuações sexuais do guru e sobre como ele desejava ganhar dinheiro às custas dos músicos. Quando John e George deixaram o retiro o Maharishi os questionou da razão da saída. “Se é tão cósmico, você vai saber”, respondeu Lennon ao suposto falsário.

Mas, muitos frutos foram colhidos. Durante esse período, Os Beatles compuseram quase 50 canções, muitas delas foram lançadas no antológico álbum “The Beatles” – chamado pelos fãs de Álbum Branco. Entre as canções algumas se tornaram clássicos, como “Back in The USSR” e “Dear Prudence”. A segunda foi inspirada pela irmã da atriz Mia Farrow, Prudence, que se trancava para meditar e deu a ideia para Lennon escrever a canção.

Ringo Starr ao lado de John Lennon Paul MacCartney que estão com violões compondo com roupas indianas

Confira o trailer

O filme ainda vai contar com muitas curiosidades sobre a história da banda: A introdução da citara em suas músicas a quase substituição de Epstein por Maharishi como uma figura paterna para os músicos e a relação do fab four com os outros hóspedes do retiro.

Se você gosta dos Beatles ou da Índia, vai gostar do documentário.

Veja também

LETRA E TRADUÇÃO LAURA PAUSINI - LO SI

PLAYLIST ANTENA 1: AS 10 MELHORES MÚSICAS DO FLEETWOOD MAC

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

18 H
  1. Home
  2. noticias
  3. the beatles novo documentario …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.