A deficiência de vitamina D pode aumentar o risco de depressão
O nutriente é encontrado em alguns alimentos, em forma de suplemento e, principalmente, conseguido através da exposição ao sol.
Publicada em
Segundo um novo estudo, além de ser importante para evitar doenças ósseas e musculares, a vitamina D é um importante aliado contra a depressão. Estudiosos descobriram que a falta da substância pode aumentar em até 75 por cento o risco de pessoas mais velhas desenvolverem o transtorno.
A forma mais eficaz de conseguir a vitamina D é a exposição ao sol, mas alguns alimentos também são boas fontes, tais como salmão, sardinha, queijo, gema de ovo e bife de fígado. A utilização de suplementos também é recomendada por Eamon Laird, um dos autores do estudo.
Para chegar a este resultado, a equipe reuniu quase 4 mil pessoas com mais de 50 anos que participaram do Estudo Longitudinal de Envelhecimento da Irlanda. Os participantes realizaram uma avaliação inicial para coleta de dados; a segunda avaliação aconteceu após depois de dois anos e a terceira, após quatro anos. Ao final desse processo, 400 indivíduos haviam desenvolvido depressão; para aqueles com deficiência de vitamina D o risco foi 5% maior, mesmo depois de excluir outros fatores, como doenças crônicas, nível de atividade física e doença cardiovascular.
A descoberta é importante também para o desenvolvimento de políticas governamentais de saúde pública, como afirma Rose Anne Kenny, co-autora do estudo.
Benefícios da Vitamina D
Segundo o site especializado Medical News Today, a vitamina D traz uma série de benefícios, como: ajudar o corpo a absorver o cálcio e manter os ossos saudáveis; auxiliar o cérebro no envio de mensagens; atuar no desempenho muscular; apoiar o sistema imunológico no combate a infecções.
Mas antes de tomar qualquer suplementação, é sempre importante procurar a orientação de um médico. Além disso, é possível aumentar os níveis do nutriente através da exposição ao sol e de uma dieta balanceada.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
SALA DE BATE PAPO