A Última Dança de Donna Summer
Artista completaria 75 anos neste domingo (31)
Publicada em
Não é à toa que Donna Summer recebeu o apelido de rainha da Disco. Na década de 70, a artista gravou diversos hinos do gênero, e, no decorrer da sua carreira, vendeu mais de 130 milhões de cópias.
Uma das canções mais emblemáticas de Summer é “Last Dance”, disponibilizada em 1978 como parte da trilha sonora do filme “Thank God It’s Friday” (Graças a Deus é Sexta-Feira, na tradução em português). O longa, que é estrelado por Donna, acompanha a história de uma balada chamada The Zoo durante uma sexta-feira.
Sua personagem, Nicole Simms, é uma cantora amadora de disco em busca de reconhecimento. Por isso, sua performance de “Last Dance” na discoteca é o grande momento da noite.
“Last Dance” foi escrita por Paul Jabara, e pensada especificamente para as telonas de cinema. A inspiração por trás da letra está nos sentimentos que a música disco provocava no compositor, como euforia e liberação. O processo de escrita e composição foi feito durante seis horas.
Existe uma melancolia por trás da música – Donna canta que é a sua última chance para encontrar o amor. Ela se depara com um homem em potencial, e o implora para ambos dançarem juntos na sua última dança. Era como se a noite não tivesse fim.
Neste caso, a última dança funciona também como uma metáfora para o fim da era disco e, consequentemente, a própria Donna Summer. A artista estava fortemente atrelada ao gênero musical, e já havia vivido seu apogeu artístico.
É claro que a vocalista continuou trabalhando na sua discografia depois dos anos 70. Seus lançamentos posteriores ao auge da disco incluem clássicos atemporais como “Breakaway” (1989) e “She Works Hard For The Money” (1983).
Entretanto, seu sucesso depois do pico da disco não deixa de refletir um certo sentimento de despedida das danceterias. Afinal, a partir de 1984, as outras coletâneas de Donna não foram tão bem sucedidas comercialmente.
Donna Summer é um nome essencial para a história da música. Uma mulher forte, ela conquistou seu lugar na indústria, criou tendências, abriu portas e foi tão influente que seu impacto é sentido até hoje nas composições de Beyoncé, Madonna, Ariana Grande e outras cantoras. Seu legado sempre será lembrado, mesmo depois da sua última dança.
Veja também:
VOLTA AO MUNDO: EMBARQUE DIRETO À MADRI
SIMPLY RED ANUNCIA DOIS SHOWS NO BRASIL
Descontos especiais para distribuidores
Escrito por Hadass Leventhal
SALA DE BATE PAPO