Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Acordos de trégua entre Ucrânia e Rússia enfrentam problemas em poucas horas

Placeholder - loading - Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy em Kiev  25/3/2025    REUTERS/Valentyn Ogirenko
Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy em Kiev 25/3/2025 REUTERS/Valentyn Ogirenko
Ver comentários

Publicada em  

Por Anastasiia Malenko e Tom Balmforth

KIEV (Reuters) - Ucrânia e Rússia se acusaram mutuamente nesta quarta-feira de desrespeitar uma trégua nos ataques a alvos de energia, e as condições estabelecidas pela Rússia lançaram dúvidas sobre um cessar-fogo planejado no Mar Negro.

Os Estados Unidos anunciaram acordos separados com a Ucrânia e a Rússia na terça-feira para interromper os ataques no Mar Negro e contra os alvos de energia um do outro, mas a retórica de Moscou e Kiev sugeriu que eles continuavam longe disso.

O presidente Volodymyr Zelenskiy disse que a delegação dos EUA informou a Kiev que os acordos entraram em vigor assim que foram anunciados. Mas o Kremlin afirmou que o acordo do Mar Negro não entraria em vigor até que um banco estatal russo sancionado fosse reconectado ao sistema de pagamento internacional, uma medida que a Europa disse que não acontecerá até a retirada russa da Ucrânia.

Enquanto isso, o Kremlin afirma que já está implementando uma pausa nos ataques à energia desde 18 de março, embora uma autoridade presidencial ucraniana sênior tenha dito que a Rússia atacou oito instalações de energia ucranianas desde aquela data.

No papel, os acordos são um passo tangível em direção a um cessar-fogo depois que a Rússia lançou sua invasão em 2022, desencadeando o maior conflito na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, que se estende ao longo de uma linha de frente de 1.000 km.

Liderados por Donald Trump, que deseja uma paz rápida, os Estados Unidos publicaram na terça-feira duas declarações conjuntas separadas com Moscou e Kiev delineando os acordos, mas nenhum dos documentos definiu um cronograma claro para sua implementação.

Durante a noite, a Rússia disse que havia derrubado nove drones, incluindo dois sobre o Mar Negro. Também declarou que a Ucrânia tentou atacar uma instalação de armazenamento de gás na Crimeia ocupada pela Rússia e a infraestrutura de energia nas regiões russas de Kursk e Bryansk. A Ucrânia disse que não realizou nenhum desses ataques.

Os militares ucranianos relataram 117 ataques de drones russos durante a noite. Autoridades locais disseram que a cidade de Kryvyi Rih foi atingida pelo maior ataque de drones que já enfrentou.

Zelenskiy pediu aos Estados Unidos que sancionem ainda mais Moscou, que, segundo ele, claramente não estava buscando uma 'paz real' após a última noite de ataques de drones russos.

'Lançar esses ataques em larga escala após as negociações de cessar-fogo é um sinal claro para o mundo inteiro de que Moscou não vai buscar a paz real', escreveu Zelenskiy no X.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. acordos de tregua entre …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.