Agência da ONU pede ajuda de US$0,5 bi para Gaza, Cisjordânia e Líbano
Publicada em
GENEBRA (Reuters) - A agência da ONU para refugiados palestinos disse nesta quinta-feira que busca 481 milhões de dólares para Gaza diante da 'devastação sem precedentes' na região, das crescentes necessidades na Cisjordânia ocupada e de um possível deslocamento em massa de refugiados palestinos no Líbano.
'Um mês após o início de um cerco apertado (israelense) e de uma guerra brutal, as necessidades humanitárias na Faixa de Gaza são colossais. Elas crescem a cada hora', disse o comissário-geral da UNRWA, Philippe Lazzarini.
A UNRWA disse em comunicado que os recursos seriam usados para assistência alimentar básica, abrigo, água e saneamento a 1,6 milhão de pessoas em Gaza e fornecer cuidados básicos de saúde e proteção aos moradores da Cisjordânia ocupada por Israel.
A agência disse ainda que o financiamento também precisa ser direcionado ao Líbano 'em antecipação a um potencial deslocamento em massa de refugiados palestinos, particularmente nas áreas de Saida e Tiro, na parte sul do país'.
A ONU já havia afirmado que dezenas de milhares de pessoas já foram deslocadas por confrontos na fronteira entre Israel e Líbano, intensificados desde o início da guerra entre o Hamas e Israel em Gaza.
O novo apelo segue pedido anterior da ONU por 1,2 bilhão de dólares, na semana passada.
(Reportagem de Emma Farge)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO