Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Agências da ONU ficam 'alarmadas' com escala de ataque em Jenin

Placeholder - loading - Fumaça sobe em meio à operação militar israelense em Jenin, na Cisjordânia ocupada 04/07/2023 REUTERS/Mohamad Torokman
Fumaça sobe em meio à operação militar israelense em Jenin, na Cisjordânia ocupada 04/07/2023 REUTERS/Mohamad Torokman
Ver comentários

Publicada em  

Por Emma Farge

GENEBRA (Reuters) - Agências de ajuda da ONU expressaram alarme nesta terça-feira com a escala da operação militar israelense na cidade de Jenin, na Cisjordânia, onde 10 palestinos foram mortos, dizendo que havia restrições ao acesso médico.

A operação, que envolveu ataques de drones e centenas de soldados e foi uma das maiores do gênero em anos, entrou em um segundo dia na terça-feira, levando à retirada de milhares de pessoas de um campo de refugiados.

'Estamos alarmados com a escala das operações aéreas e terrestres que estão ocorrendo em Jenin, na Cisjordânia ocupada, e com os ataques aéreos que atingem um campo de refugiados densamente povoado', disse em um briefing Vanessa Huguenin, porta-voz do escritório humanitário da ONU, dizendo que três menores estavam entre os mortos. Ela não respondeu imediatamente a um pedido de idade das vítimas.

Danos à infraestrutura causados ​​por ataques aéreos cortaram a maior parte da água e da eletricidade no acampamento, acrescentou ela. O Crescente Vermelho Palestino disse anteriormente que retirou cerca de 3.000 pessoas.

A Cruz Vermelha disse estar 'extremamente preocupada com a alarmante intensificação da violência armada' em Jenin.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a instituição de caridade médica Médicos Sem Fronteira (MSF) levantaram preocupações sobre o acesso.

'Os ataques contra a saúde, incluindo a prevenção do acesso a pessoas feridas, são extremamente preocupantes', disse o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, acrescentando que as restrições impostas pelas forças israelenses impediram que os socorristas alcançassem os feridos gravemente dentro do campo.

A instituição MSF disse que escavadeiras militares destruíram as vias que levam ao acampamento, tornando quase impossível para as ambulâncias chegarem aos pacientes.

'Os paramédicos palestinos foram forçados a prosseguir a pé, em uma área com tiros e ataques de drones', afirmou.

Israel diz que o objetivo de sua operação é erradicar as facções palestinas apoiadas pelo Irã por trás de uma onda de ataques com armas e bombas, bem como esforços preliminares para fabricar foguetes.

'Israel garante que a assistência humanitária seja fornecida e não aplica nenhuma limitação de acesso para a equipe médica, exceto em locais onde a vida da equipe médica está em risco devido a trocas de tiros', disse sua missão diplomática em Genebra em comunicado à Reuters.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. agencias da onu ficam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.