Agnetha Fältskog completa 73 anos: Confira a homenagem especial da Antena 1
A vocalista do ABBA ficou marcada pela bela voz e por sucessos inesquecíveis
Publicada em
Neste dia 05 de abril é dia de celebrar o aniversário de 73 anos de Agnetha Åse Fältskog, ou apenas Agnetha Fältskog, mundialmente conhecida como uma das vocalistas da banda ABBA, ao lado da norueguesa Anni-Frid.
Sua belíssima voz encantou o planeta, e ela chegou a ser chamada de “The Girl With The Golden Hair” (A Garota com os cabelos dourados, em português)
Ela nasceu em 1950 na cidade sueca de Jönköping, e desde pequena foi estimulada musicalmente por seu pai, que a levava para fazer apresentações em parques públicos. Com cinco anos de idade começou a tocar piano, além de fazer sua estreia nos palcos, cantando a canção "Billy Boy" em uma festa.
Aos sete anos de idade ganhou um piano de presente de seus pais, começando depois a estudar em uma escola de música. Também cantou em corais de igreja.
O início da carreira de Agnetha na Suécia foi em 1963, com treze anos de idade, quando formou um trio chamado The Cambers, juntamente com duas amigas de infância. O grupo fez diversas turnês pelo país e, quando Agnetha começou a se tornar popular, seguiu carreira solo.
Aos 15 anos já compunha suas próprias músicas para as apresentações, e abandonou a escola, para se dedicar somente à carreira de cantora e compositora.
A artista começou a gravar alguns singles em língua alemã e lançá-los na Alemanha. No total, ela lançou oito singles no mercado germânico, com grande popularidade, até 1972.
No verão de 1969, ela conheceu Björn Ulvaeus, num especial na TV, com quem iniciou um romance e depois, se casaram.
Em 1970, Agnetha já passava a maior parte do tempo empenhada nas apresentações como integrante da banda que mais tarde denominariam ABBA, que tinha como integrantes Björn Ulvaeus e mais dois amigos, o casal Benny Anderson e Anni-Frid.
Em 6 de julho de 1971, Agnetha e Björn casaram-se na Suécia. No mesmo ano, ela lançou seu quarto álbum intitulado "När En Vacker Tanke Blir En Sång" (em português: Quando um belo pensamento torna-se uma canção), que foi produzido por Björn e que foi um sucesso.
Em 1972, Agnetha interpretou Maria Madalena na produção sueca do aclamado musical Jesus Christ Superstar.
O sucesso com o ABBA chegou em 1974, quando o grupo venceu Festival Eurovisão da Canção, com a canção “Waterloo”.
No mesmo ano, já com fama mundial, a banda lança seu segundo LP, também chamado "Waterloo" (o primeiro foi "Ring Ring", de 1973). O álbum fez um sucesso gigantesco, alcançando o 1º lugar em seis países e garantindo a 6ª posição da Billboard.
Durante a década de 1970, o ABBA foi um sucesso colossal, sendo chamados de “os Beatles Suecos”. E em toda a história, já venderam a impressionante marca de mais de 500 milhões de discos!!!
Entre os grandes hits da banda estão: “Mamma Mia”, de 1975; "Knowing Me, Knowing You" e “Dancing Queen”, de 1976. Essa segunda canção estourou nas pistas de todo o mundo, e é considerada o maior sucesso da carreira do ABBA.
Também de 76, outro grande sucesso do ABBA, é a música “Fernando”, que apareceu na álbum “Greatest Hits”.
Do ano de 1977, outras canções icônicas: "Take a Chance on Me" e "Thank You for the Music", em que a letra faz um agradecimento à música e menciona Agnetha a “The Girl With Golden Hair”.
Em 1978, o grupo parou a turnê para que Agnetha pudesse cuidar de seu segundo filho, Peter Christian Ulvaeus. No final desse ano, ela e Björn resolvem se divorciar, mas concordaram em permanecer com o grupo.
No ano de 1979, o ABBA volta com tudo e lança o sexto álbum de estúdio, intitulado “Voulez-Vous”, música dançante que também fez muito sucesso na era disco. Outra canção de destaque desse LP foi: "Chiquitita", que foi apresentada no evento de caridade da UNICEF em 1979, transmitido em todo o mundo.
Ainda em 1979, o grupo embarca em uma grande turnê mundial. Porém, a excitação do público a deixava incomodada, já que ela tinha um certo medo de multidões.
Em 1980, outro sucesso acachapante: o disco “Super Trouper”, que além da faixa título, teve a fantástica “The Winner Takes It All”, uma dolorosa canção com letra inspirada na separação de Agnetha e Bjorn.
O último álbum oficial do ABBA foi “The Visitors”, de 1981, que apresentava uma sonoridade e letras mais complexas e maduras.
Em 1982, com os romances partidos no grupo ABBA, já que Benny e Frida também se divorciaram, o grupo resolve não gravar mais sob o nome ABBA. Na verdade, o grupo nunca anunciou oficialmente o fim.
Já em carreira solo, Agnetha Fältskog gravou alguns duetos marcantes como na canção "The Way You Are" em 1986, com o cantor sueco Ola Håkansson, da banda Secret Service.
No ano de 1987, Agnetha lançou seu terceiro álbum em inglês, "I Stand Alone" produzido pelo cantor e produtor americano Peter Cetera (ex-Chicago). O álbum vendeu 170 mil cópias e foi o último lançado por ela antes de uma longa pausa, que durou até 2004. Neste disco ela faz um dueto com Peter Cetera, na bela música chamada "I Was not The One (Who Said Goodbye)".
Agnetha se afasta de vez da mídia e da vida pública. Dizia não escutar mais música, muito menos as do ABBA, sendo até comparada com a atriz Greta Garbo, pois as pessoas raramente a viam. Foram anos de reclusão da vida pública.
Em 2004 surpreendeu a seus fãs, ao anunciar que estava gravando e produzindo um novo álbum de estúdio, chamado "My Colouring Book". Este disco chegou ao topo das paradas na Suécia e deu a Agnetha um disco de platina. A maioria das canções que compõe o disco são covers da década de 1960.
Em 2005, Agnetha e os outros 3 integrantes do ABBA compareceram à première do musical Mamma Mia!, em Estocolmo, porém todos entraram separadamente. Não houve nenhuma foto dos 4 juntos, e diferente dos outros, Agnetha não quis dar entrevistas naquela noite.
Em 2008, foi lançado o filme do musical Mamma Mia!, na première em Estocolmo. Novamente os 4 membros do ABBA estavam presentes, e dessa vez Agnetha apareceu de mãos dadas com Frida, e até "dançou" de roda, com Frida e Meryl Streep, protagonista do musical cinematográfico.
Agnetha Fältskog e os outros integrantes do ABBA apareceram juntos em uma festa temática, em Estocolmo, no dia 20 de janeiro de 2016, em razão da abertura de um restaurante com o nome de um grande sucesso do grupo, "Mamma Mia! The Party".
Depois de décadas de espera, o ABBA lançou em novembro de 2021 um novo álbum, "Voyage", que teve como destaques a balada "I Still Have Faith in You" e a mais dançante "Don't Shut Me Down".
O quarteto também criou um espetáculo denominado “ABBA Voyage”, em 27 de maio de 2022 em Londres. O concerto musical tinha avatares dos cantores atuando em conjunto com uma banda ao vivo de dez músicos.
Atualmente, Agnetha vive na ilha de Helgö, no condado de Estocolmo, em sua fazenda, junto de sua filha, Linda Ulvaeus, seu genro e três netos.
Sua voz, beleza e estilo marcantes ficarão para sempre na memória dos fãs do ABBA e também dos amantes da boa música.
Veja também:
LETRA E TRADUÇÃO: PET SHOP BOYS - LEAVING
MILEY CYRUS DOMINA PARADAS GLOBAIS DA BILLBOARD
Descontos especiais para distribuidores
Escrito por Daniel Vito
SALA DE BATE PAPO