Aniversário de Kate Bush: relembre a carreira da artista
Sucesso nos anos 80, Kate Bush voltou aos holofotes com Stranger Things
Publicada em
Kate Bush completa seus 64 anos como sempre viveu: cheia de sucessos e fugindo a vida pública. Filha de um médico com uma enfermeira, Kate deu seus primeiros passos na música aos 11 anos. Depois de receber apoio de David Gilmour, conseguiu firmar contrato com uma gravadora e foi só sucesso pela frente.
David Gilmour e os primeiros passos
Talvez você não saiba, mas Kate Bush foi apadrinhada na música pelo guitarrista do Pink Floyd, David Gilmour - o rockeiro financiou a produção de suas demos. Assim, Bush conseguiu seu contrato com a EMI.
Gilmour a conheceu quando a cantora estudava piano e violino no convento Abbey Wood. Com o contrato, a gravadora exigiu que a cantora estudasse e aprendesse instrumentos.
Assim, Kate Bush, com apenas 19 anos, se tornou a primeira mulher a atingir o topo das paradas do Reino Unido com uma composição própria. Essa canção era "Wuthering Heights". Para a obra, a cantora se inspirou no romance “Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Brontë. A canção foi lançada no disco “The Kick Inside”.
Reclusão e auge
Depois de sua primeira tour, Kate Bush não gostou do estilo de vida de uma artista. Passou então a se isolar depois dos lançamentos e já começava a trabalhar em seu próximo disco. Nessa época houve boatos que a artista tinha ficado louca. Para evitar isso, Bush fazia algumas aparições públicas, mas nunca foi de correr atrás de holofotes.
Desses períodos de isolamento nasceram seus outros discos. Entre eles, o destaque foi de “Hounds of Love” (1985), considerado por muitos o auge da maturidade musical da cantora. Desse álbum que veio a canção “Running Up That Hill (A Deal With God)”
A canção voltou aos ouvidos do público quando foi usada na trilha sonora de Stranger Things. Graças a ter escolhido a música, a Netflix foi a responsável pela canção atingir o topo da Billboard 37 anos após seu lançamento.
Retorno aos palcos
Kate Bush se fastou de vez dos palcos quando teve filhos. A cantora quis deixá-los longe da atmosfera do showbiz e da vida pública. Kate deu poucas entrevistas e tinha se aposentado até que, em 2005, lançou “Aerial”.
Seu próximo disco veio em 2011, o “Director’s Cut”, com regravações de canções de outros álbuns. Nessa época, a cantora chegou a ser nomeada comandante da Ordem do Império Britânico por seus serviços à música.
Por fim, Kate Bush fez seus últimos shows. Foram 15 noites, todas lotadas, no Hammersmith Apollo, em Londres. A turnê “Before The Dawn” foi um sucesso e marcou a despedida da cantora.
A última visão de Bush que o mundo teve foi no documentário da BBC. “Running Up That Hill” contou depoimentos de Peter Gabriel, John Lydon, Tori Amos, David Gilmour, Big Boi (do grupo Outkast), St. Vincent, Tricky e Neil Gaiman. Tudo para homenagear a cantora.
Stranger Things
Em 2022, enquanto curtia a aposentadoria, Kate Bush foi surpreendida com “Running Up That Hill (A Deal With God)” tomando os topos das paradas. A série Stranger Things, da Netflix, usou a faixa da cantora e acabou por apresentá-la a uma nova geração.
A música tomou o topo da Billboard Hot 100 e agora Bush tem ouvintes cada vez mais novos. A cantora sempre será sucesso, uma característica de quem é único no que faz.
Veja também
SALA DE BATE PAPO