APAGÃO EM SÃO PAULO CAUSA PREJUÍZOS E REVOLTA OS CONSUMIDORES
DESCUBRA MAIS SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DA TEMPESTADE
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Nesta última terça (15), mais de um milhão de estabelecimentos em São Paulo tiveram a sua energia de volta após o apagão na sexta (11). Entretanto, a Enel informou que há 250 mil clientes ainda sem energia na região Metropolitana de São Paulo após a tempestade com ventos de até 107,6 km/h.
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No Tribunal de Justiça de São Paulo, a Prefeitura entrou com uma ação civil pública contra a Enel. Exigindo que se não houver restabelecimento imediato da energia aos consumidores, a empresa estará sujeita à uma multa diária de R$ 200 mil. Também é válido mencionar que, no último sábado (12), a diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) ameaçou intimar a distribuidora e adverte-la com uma cassação.
Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio), o apagão já causou mais de R$ 1 bilhão em prejuízo. Só o varejo paulistano teve um déficit de R$ 536 milhões pelos dias em que o setor não funcionou. Já com os serviços, as perdas foram de R$ 1,1 bilhão.
Dentro de uma enquete informal nas redes da Antena 1, houve uma votação relação à decisão da Aneel. A partir dos 33 votos, 84% dos seguidores são a favor da cassação. Enquanto 9% disseram não serem a favor, o 7% votou em outro motivo ou até mesmo comentou.
“O maior problema da empresa é a redução de funcionários para a redução de custo, e os baixos salários. Ela deveria ter um número de funcionários de acordo com o tamanho da cidade..” - disse Jose Antonio de Almeida nos comentários da enquete.
A Prefeitura de São Paulo responsabiliza a Enel pela falta de luz e a categorizou como “inimiga do povo” ao desaprovar a sua eficiência. A distribuidora disse que está com um reforço da Light, Neoenergia, Elektro e EDP. Assim, mobilizando os outros países a ajudarem, como: Chile, Argentina, Espanha e Itália.
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Escrito por Redação Antena 1
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