Artista da Semana: Arlo Parks é destaque na programação
Som da artista mescla elementos de Indie Pop, Soul e R&B
Publicada em
Arlo Parks é um dos nomes emergentes da indústria musical. A cantora e compositora inglesa de apenas 22 anos vem conquistando o seu lugar sob os holofotes por sua mistura de ritmos e timbre delicado.
Arlo Parks é nome artístico de Anaïs Oluwatoyin Estelle Marinho. Nascida em 9 de agosto de 2000, ela foi criada no oeste de Londres, na Inglaterra, mas sua árvore genealógica é uma verdadeira mistura. A jovem tem ascendência nigeriana, chadiana e francesa e, inclusive, aprendeu o francês antes mesmo do inglês porque sua mãe nasceu em Paris.
A cantora começou a trilhar o seu espaço na indústria musical em 2018 e desde o começo já sabia que não poderia usar o seu nome de batismo, então inspirada pelos músicos King Krule e Frank Ocean, nasceu o nome Arlo Parks.
Com apenas 18 anos, a jovem começou a enviar demos para o BBC Music Introducing, uma plataforma que apoia talentos ainda não descobertos. Logo, essas gravações de Arlo começaram a circular entre gravadoras, e, assim, chegou o seu primeiro contrato profissional, com a Beatnik Records.
A sua estreia aconteceu em novembro de 2018, com o lançamento do single “Cola”. A estreia veio com tudo e foi concebida junto a um videoclipe que já ultrapassa o marco de 940 mil visualizações no Youtube.
A música combina elementos de Indie, Pop e R&B, com uma sonoridade cativante e uma melodia envolvente. Na letra, Arlo Parks retrata de forma poética e visceral a dinâmica de um relacionamento disfuncional.
Depois desse sucesso, Parks decidiu trocar de gravadora e assinou um contrato com a Transgressive Records. Acompanhada de uma nova equipe técnica, a jovem começou a investir em seu primeiro EP.
Em fevereiro de 2019, Arlo Parks lançou o primeiro single autointitulado de seu EP “Super Sad Generation”, e em março, chegou com “Romantic Garbage”.
Com esses três singles lançados, em abril de 2019, Parks complementou essa onda de lançamentos com o EP na íntegra, adicionando a faixa “I Like” à tracklist.
Com a virada do ano, Parks embarcou em sua primeira turnê internacional. A jovem esgotou ingressos em vários países da Europa, como França, Alemanha, e Inglaterra.
Mas, como tudo que estava marcado para acontecer em 2020, a turnê foi cancelada por conta da pandemia do Covid-19. Em contrapartida, o período de isolamento social rendeu a Arlo tempo de sobra para se dedicar às composições.
Como produto desse período criativo, Arlo Parks anunciou, em janeiro de 2021, o lançamento de seu primeiro álbum de estúdio: “Collapsed in Sunbeams”. Em algumas entrevistas, a jovem revelou que a inspiração para o nome do álbum veio do livro “On Beauty” da autora britânica Zadie Smith.
A coletânea traz músicas que evidenciam temas como saúde mental, amor, relacionamentos e autodescoberta. Com suas letras introspectivas, a cantora mergulha em questões emocionais, retratando uma perspectiva pessoal e vulnerável.
A estreia atraiu os olhares da crítica e o carinho do público. Em maio, a cantora recebeu o seu primeiro grande prêmio: Brit Awards 2021, na categoria Artista Revelação.
Através desse álbum, Arlo Parks conseguiu consolidar uma identidade na indústria e aos poucos foi alcançando vôos mais altos. Em 2022, a cantora foi convidada a abrir os shows de Harry Styles, durante a “Love On Tour”, em Dublin, e também participou de apresentações de Billie Eilish.
Já para 2023, Arlo Parks reservou o lançamento de seu segundo álbum de estúdio: “My Soft Machine”. Lançado em maio, o disco expõe temas que facilmente dialogam com a geração Z, como ansiedade e auto-sabotagem.
Para este projeto, Arlo fechou parceria com a cantora Phoebe Bridgers. As duas dividiram a faixa “Pegasus” e em diversas entrevistas, Parks afirmou que as contribuições de Bridgers foram muito ricas e a ensinaram muito.
Ainda em maio de 2023, Arlo Parks desembarcou no Brasil para a sua primeira apresentação no país e, durante a sua passagem por São Paulo, a cantora veio conhecer os estúdios Antena 1, e concedeu uma entrevista exclusiva.
Atualmente, aos 22 anos, Arlo Parks, apesar de muito jovem, já causa um grande impacto na indústria musical e é muito bem resolvida, sabe como desenhar a sua carreira para o futuro. A jovem é um exemplo de sonoridade e abordagens típicas da geração Z.
Veja também: ELTON JOHN FAZ DUETO COM STEPHEN SANCHEZ DURANTE SHOW EM GLASTONBURY
NEIL YOUNG LANÇARÁ SEU ‘DISCO PERDIDO’ APÓS 46 ANOS
SALA DE BATE PAPO