Artista da Semana: Ed Sheeran é destaque na programação
Britânico é dono de hits como “Shape Of You” e “Thinking Out Loud”
Publicada em
O cenário atual da indústria musical jamais seria o mesmo sem as contribuições de Ed Sheeran. O britânico ascendeu mundialmente com as suas composições que mesclam gêneros e que foram consolidadas hinos ao longo do tempo.
Saiba mais sobre Ed Sheeran, Artista da Semana na Antena 1.
Edward Christopher Sheeran nasceu na cidade de Hebden Bridge, Inglaterra, no dia 17 de fevereiro de 1991. Filho de pais sem relação profissional com música, tanto ele quanto o irmão mais velho fizeram da arte uma maneira de ganhar a vida.
Com cerca de quatro anos, começou a cantar na igreja e nasceu o amor pela música. Na adolescência, aprendeu a tocar violão e guitarra e começou a compor as primeiras canções.
Os primeiros passos para uma carreira profissional na música começaram em 2008, quando Sheeran saiu de sua cidade natal rumo a Londres. Na capital inglesa, tornou-se um artista independente, lançando EPs e cantando em bares e noites de microfone aberto.
Em 2011, o cantor conseguiu lançar o seu primeiro álbum de estúdio. “+” foi o primeiro de uma série de discos que seriam nomeados apenas com símbolos matemáticos, característica que virou marca registrada de Ed Sheeran.
Lançada pela Atlantic Records, a coletânea estreou no topo da UK Albums Chart com a primeira semana de vendas superiores a 102 mil cópias. Posteriormente, fechou em mais 1,5 milhão de cópias vendidas e foi certificado como disco de platina.
Após o lançamento do álbum, Ed Sheeran chamou não só a atenção do público, mas também de outros artistas. Em janeiro de 2012, o cantor foi anunciado como show de abertura da turnê americana da banda Snow Patrol.
Taylor Swift também se encantou pelo ruivo. O britânico fez parte do processo de composição do álbum “Red”, recebendo a primeira indicação ao Grammy Awards na categoria Álbum do Ano, em 2013. Junto com a cantora, ele ainda lançou o dueto "Everything Has Changed" e participou da turnê.
Além disso, o fenômeno dos anos 2010 One Direction também contou com o dom de composição de Ed para o álbum “Take Me Home”, nas faixas "Over Again" e "Little Things".
O retorno de Ed Sheeran com um novo álbum aconteceu em 2014, quando ele adicionou mais um símbolo matemático à sua discografia. “X” fez ainda mais sucesso que seu antecessor e foi o primeiro álbum do cantor que trouxe verdadeiros hits chiclete. Dentre os singles desse projeto, dois levam o protagonismo: "Thinking Out Loud" e "Photograph".
"Thinking Out Loud" consagrou-se como um dos maiores sucessos da carreira de Ed Sheeran. A balada romântica combina elementos do Pop e do Soul e quebrou recordes mundo afora, seu videoclipe ultrapassa o marco de 3,6 bilhões de visualizações.
Foi ainda com essa faixa que Ed Sheeran venceu o Grammy Awards pela primeira vez. Pela faixa, o cantor conquistou os prêmios de Canção do Ano e Melhor Performance Solo de Pop.
Com “X”, Sheeran anunciou a sua primeira turnê que chegou à América Latina; o cantor passou pela Argentina, Peru, Colômbia, Chile e, claro, Brasil. Lotando casas de shows, ele se apresentou em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O próximo álbum de estúdio veio só em 2017, com “÷”, disco que mais rendeu hits a Ed Sheeran. Logo na primeira semana do ano, o cantor lançou simultaneamente dois singles para promover o álbum: "Shape of You" e "Castle on the Hill".
“Shape Of You” tornou-se a canção mais famosa do cantor. A faixa que deriva do dancehall com alguns elementos de R&B adicionados, quebrou uma série de recordes, entre eles, o de segundo vídeo mais assistido da história do Youtube, com mais de 6 bilhões de visualizações.
“Divide” e "Shape of You" também foram contemplados com Grammy Awards. Na premiação de 2017, Ed Sheeran levou as categorias Melhor Álbum Vocal Pop e Melhor Performance Solo de Pop.
Outra canção da tracklist que também ganhou destaque foi “Perfect”. Talvez a mais romântica entre todas as composições do artista, a música chegou ao primeiro lugar da UK Singles Chart e da Billboard Hot 100. O sucesso foi tanto que, posteriormente, a faixa teve a sua versão dueto, compartilhada com ninguém menos que Beyoncé.
Ainda em 2017, Ed Sheeran trouxe à tona as suas habilidades de atuação nas artes cênicas. O britânico fez uma participação na premiada série Game Of Thrones. Ele interpretou um soldado na estreia da sétima temporada e soltou a voz durante o episódio.
A participação de Ed Sheeran foi totalmente surpresa para seus colegas de elenco. A atuação do britânico foi preparada pelos criadores da série para a atriz Maisie Williams, que é uma grande fã do cantor.
Em 2019, Ed Sheeran deu uma pausa nos discos matemáticos e lançou “No.6 Collaborations Project”, um álbum só de parcerias. Para esse projeto, o cantor convidou uma série de artistas famosos e rendeu colaborações que entraram para a história, como Justin Bieber, Camila Cabello, Bruno Mars e Cardi B.
Em 2021, o cantor começou o processo de divulgação de seu quinto álbum de estúdio, lançando "Bad Habits". O single de sucesso foi o pontapé inicial para “=”, que já estreou no topo da parada Billboard 200.
Já em novembro de 2021, Sheeran se juntou a Elton John para lançar “Merry Christmas", um dueto para caridade. Todos os lucros do Reino Unido com a música foram revertidos para a Ed Sheeran Suffolk Music Foundation e a Elton John AIDS Foundation.
O começo de 2022 foi recheado de parcerias. Para a alegria dos fãs, o cantor voltou a colaborar com Taylor Swift em uma versão dueto de “The Joker And The Queen” e também lançou a faixa “Bam Bam”, com Camila Cabello.
Esse período também marcou uma fase difícil para Ed Sheeran. Em fevereiro de 2022, seu amigo e empresário Jamal Edwards faleceu aos 31 anos, vítima de um ataque cardíaco. Simultaneamente, sua esposa Cherry Seaborn, foi diagnosticada com câncer enquanto estava grávida da segunda filha do casal.
Para 2023, Ed Sheeran separou o lançamento de mais um álbum de estúdio: “-”. A era começou com o single “Eyes Closed”, claramente uma homenagem ao amigo. A canção conta com letras introspectivas e reflexivas.
Hoje, aos 32 anos de idade, Ed Sheeran aproveita uma carreira de sucesso e interpreta canções que são hinos do pop contemporâneo. O ruivo construiu um verdadeiro império através de sua voz e suas palavras.
Veja também: PARCERIA ENTRE MICHAEL JACKSON E TOTO: 'HUMAN NATURE' FOI LANÇADA HÁ 40 ANOS
“SO MUCH”: PETER GABRIEL LANÇA NOVO SINGLE
SALA DE BATE PAPO