O que é a Billboard Hot 100? Saiba mais sobre a parada musical
A Antena 1 explica a história por trás de um dos principais rankings de música
Publicada em
Se você é leitor da Antena 1, o termo Billboard Hot 100 vai soar familiar, isso porque ele se refere a um dos rankings mais importantes da indústria, que lista semanalmente as 100 faixas mais ouvidas - nas rádios e streamings-, baixadas e vendidas do período nos Estados Unidos.
Considerada um termômetro do mundo da música, o chart está na ativa desde 1958, ano em que a primeira número 1 da Billboard Hot 100 foi anunciada: "Poor Little Fool" de Ricky Nelson. Confira abaixo:
O acompanhamento das vendas e de dados de streaming online acontece de sexta-feira a domingo, enquanto as estatísticas referentes ao rádio ficam disponíveis em tempo real e são rastreadas de sexta-feira a quinta-feira. Os charts são atualizados e lançados ao público pela Billboard às terças-feiras.
Além de ser muito importante para os artistas atingir o topo da parada, é também essencial manterem sua posição no ranking pelo máximo de semanas possíveis. A canção que ficou mais tempo na 1ª posição da Hot 100 foi “Old Town Road”, de Lil Nas X e Billy Ray Cyrus, permanecendo por 19 ciclos. Ouça abaixo:
Abaixo você também confere algumas outras faixas que permaneceram no topo da Billboard Hot 100 por mais tempo:
"I Will Always Love You" - Whitney Houston
"Candle in the Wind" - Elton John
"We Belong Together"- Mariah Carey
"I Gotta Feeling" - The Black Eyed Peas
"Uptown Funk" - Mark Ronson e Bruno Mars
"Shape of You" - Ed Sheeran
"We Found Love" - Rihanna e Calvin Harris
"Happy" - Pharrell Williams
"Hello" - Adele
História da Billboard
Criada em Ohio, 1894, a Billboard Advertising era uma revista que cobria a indústria publicitária. Em 1897, o nome atual que a publicação leva foi finalmente estabelecido.
Tendo crescido em popularidade, escritórios foram abertos em Nova York, Chicago, São Francisco, Londres e Paris e o foco da revista mudou, abraçando o mundo do entretenimento - o que na época fazia referência a feiras, carnavais, circos, festas e shows. Além disso, a Billboard também falava sobre notícias sobre economia e exercia certa militância em seu meio.
Em meados de 1907, a publicação começou a abordar assuntos musicais e em 1920 foi criada sua estação de rádio. Com o foco editorial enfatizando completamente a indústria, o ano de 1936 foi aquele que marcou o estabelecimento da primeira parada Billboard de hits.
O “Chart Line”, que mostra os álbuns mais vendidos, foi introduzido em 1940, década em que a publicação tornou- se oficialmente especializada em música.Mais paradas foram lançadas pela Billboard após a 2ª Guerra Mundial, quanto mais gêneros surgiram e o interesse geral pelo assunto era maior - em 1994 já havia 28 charts.
Os anos foram se passando e a publicação continuava a crescer, transformando-se no fenômeno que é hoje, na premiação musical e em uma referência entre todos os fãs e entendedores de música.
Abaixo você confere alguns dos principais charts da Billboard:
- The Hot 100
- Billboard 200
- Artist 100
- Social 50
- Streaming Songs
- Radio Songs
- Digital Song Sales
- Top Album Sales
- Top Current Album Sales
- Catalog Albums
- Independent Albums
- Trilhas Sonoras
- Álbum Vinil
- Pop Airplay
- Adult Contemporary
- Adult Pop Airplay
Veja mais:
The Weeknd X The Dawn FM Experience: novo especial musical no prime video
SZIGET festival 2022: Dua Lipa e Anne Marie estão no lineup
SALA DE BATE PAPO