Artista da Semana: Tears For Fears é destaque na programação da Antena 1
Saiba mais sobre a dupla febre da década de 80
Publicada em
Mais uma semana se inicia e o homenageado desta semana na Antena 1 é a banda Tears For Fears.
Tears For Fears é um duo britânico de rock e synthpop que foi formado no ano de 1981. A dupla fez muito sucesso no século passado e foi um dos grandes representantes do movimento New Wave.
A parceria musical entre Roland Orzabal e Curt Smith foi fruto de uma amizade que começou ainda na adolescência.
Antes de fundarem o Tears For Fears, os amigos faziam parte de uma banda com outros músicos chamada The Graduate. Em 1980, o primeiro álbum de estúdio do grupo foi lançado. Nomeado “Acting My Age”, o disco não fez muito sucesso, o que acarretou na saída de Orzabal e Smith.
No ano seguinte, os amigos decidiram criar o Tears For Fears. A inspiração para o nome veio a partir do método de terapia primal do psicanalista Arthur Janov, que afirmava que a cura estava na troca de medos por lágrimas.
Foi em um estúdio caseiro e até um pouco improvisado que o duo gravou suas primeiras demos. O som de Tears For Fears impressionou e muito a gravadora Phonogram Records que, logo, quis assinar contrato.
Com toda a estrutura profissional necessária, o álbum de estreia de Orzabal e Smith foi finalmente lançado. Intitulado “The Hurting”, o disco foi um sucesso e atingiu topo de paradas ao redor do mundo.
Nos anos que se seguiram, o duo continuou lançando álbuns e, em 1986, foram ovacionados com o primeiro grande prêmio: Bit Awards na categoria Melhor Single Britânico.
Apesar dessa boa fase que a dupla estava vivendo, em 1990, um desentendimento entre Orzabal e Smith estremeceu as estruturas do Tears For Fears.
A fama e suas consequências foram muito para Curt aguentar e, por isso, ele decidiu deixar o duo e investir em sua carreira solo. Todo esse contexto conturbado foi ainda mais agravado por problemas financeiros na gestão da dupla, o que colocou Tears For Fears em maus lençóis.
Ronald seguiu carreira solo, mas diferentemente de seu companheiro, optou por continuar assinando sob o selo do Tears For Fears. Nessa época, álbuns foram lançados e turnês internacionais aconteceram, mas tudo com apenas um dos pilares do Tears For Fears.
Dez anos após a fatídica separação, em 2000, Curt Smith decidiu voltar a fazer música com o velho amigo; assim, o Tears For Fears original voltou com tudo.
Em 2004, o disco de retorno foi lançado. O projeto chegou para de fato tocar o coração dos fãs e recebeu um nome um tanto quanto sugestivo: “Everybody Loves a Happy Ending”. Em tradução livre para o português: todo mundo ama um final feliz.
Foi só 17 anos depois desse álbum que o Tears For Fears voltou a lançar obras inéditas. Em fevereiro de 2022, “The Tipping Point” foi lançado.
Veja também: KACEY MUSGRAVES LANÇA CLIPE PARA “CAN’T HELP FALLING IN LOVE”, TRILHA DE “ELVIS”
SALA DE BATE PAPO