As pessoas se sentem mais doentes à noite; Entenda o motivo
Ritmos circadianos do corpo intensificam sinais da doença após o pôr do sol
Publicada em
Segundo publicação da Revista norte-americana Time, quando você está gripado ou com algum problema estomacal, provavelmente, já notou que os sintomas ficam piores no período da noite. Saiba que isso não é fruto da imaginação, não, agora, uma pesquisa sugere que os ritmos circadianos do corpo- e outros fatores- podem exacerbar os sintomas depois do pôr do sol.
Para Michael Smolensky, um pesquisador de ritmo biológico e professor adjunto de engenharia biomédica da Universidade do Texas, além de regular o sono, os ritmos circadianos ajudam a gerenciar o Sistema imunológico. “Quando o sistema imunológico é ativado- como quando o ser humano se sente doente com uma simples gripe- as células de combate a infecção produzem uma variedade de substâncias químicas, algumas delas induzem a inflamação nos tecidos infectados’’, completa.
Essa atividade do Sistema imunológico ajuda a matar ou eliminar os microrganismos que estão fazendo você se sentir doente.
Mas, a inflamação resultante causa ou contribui para muitos dos sintomas—incluindo febre, congestão, ou dor de garganta.
Smolensky afirma que essa atividade do sistema imunológico e a inflamação que produz não são constantes, mas sim “altamente circadianas”. Como resultado, você tende a sentir os sintomas mais severos quando o sistema imunológico entra em marcha mais alta, o que normalmente ocorre à noite, durante o sono.
Já ao longo da tarde e no início da noite, o sistema imunológico tende a ficar mais ‘relaxado’, segundo a pesquisa do Smolensky. Então, é comum se sentir melhor ao longo desses períodos do dia.
É claro que muitos outros fatores podem contribuir para tais sensações.
SALA DE BATE PAPO