August Day: Viva o sucesso de Taylor Swift
Você pode ouvir uma das faixas mais memoráveis da cantora no Programa Big Hour desta terça-feira (1), a partir das 18:00
Publicada em
O mês de agosto é um período pra lá de especial para os fãs da loirinha! A canção “August” vem se tornando a trilha sonora do primeiro dia do mês, data que o mundo se junta para matar a saudade de uma das faixas mais memoráveis de “Folklore”. Por isso, a Antena 1 foi atrás de algumas curiosidades sobre a música, que estará no Programa Big Hour desta terça-feira (1), a partir das 18:00. Confira:
“August” foi lançada em julho de 2020 e desde então se consagrou como a trilha sonora oficial do dia primeiro de agosto. Na data, é muito comum swifties de todos os lugares do mundo compartilharem a música em suas redes sociais e a audiência da oitava faixa de “Folklore” subir drasticamente. Mas afinal, o que a canção tem de tão especial?
Bom, Taylor Swift adora fazer vários trocadilhos e referências com os seus álbuns e com “August” não foi diferente! Não é à toa que a canção é a oitava faixa do oitavo álbum da cantora. Adivinhem? Referencia o oitavo mês do ano [agosto]!
Ainda, a letra constrói uma narrativa em sinergia com outras duas canções do disco - “Cardigan” e “Betty”, para contar uma história de amor. Cada uma das músicas traz o ponto de vista de uma das partes envolvidas em um triângulo amoroso, escrito e idealizado por Taylor durante a pandemia.
“Cardigan”, lead single do álbum, aborda a perspectiva de Betty sobre o seu relacionamento amoroso com James, ambos personagens fictícios escritos pela compositora. “Betty”, por sua vez, é uma carta de amor de James ao seu par romântico que nomeia a faixa. Na canção, James se desculpa por um caso vivido com uma figura misteriosa, durante as férias de agosto.
E assim temos “August”, o ponto de vista do terceiro elemento desse triângulo amoroso! Embora não seja confirmado por nenhuma das três músicas, a personagem é referenciada como “Augustine” ou “Augusta”, por Taylor, no documentário “Folklore: The Long Pound Studio Sessions”.
Na filmagem, a cantora discute um pouco sobre o processo de composição e o significado de cada uma das faixas do disco. Nele, Swift comenta mais sobre a profundidade da nossa personagem em destaque e também se refere à mensagem por trás da canção.
“August é sobre a garota com quem James passou o verão. Ela parece ser uma garota má, mas, na verdade, ela não é. Ela é uma garota sensível, que se apaixonou por ele e acreditou, genuinamente, que o que eles tinham era real. E então, ele volta com a Betty”.
A mensagem da canção representa o amadurecimento da cantora sobre o amor, e também o seu empoderamento feminista. Sobre isso, a cantora ressaltou: “Então, a ideia de que existe uma garota má é, na verdade, um mito, porque, geralmente, não é o que acontece. Todos têm sentimentos e querem ser notados e amados. Como “Augustine”, ela só queria amor”.
A genialidade resultou em um Grammy de Álbum do Ano para o disco, e eternizou “Folklore”, como um dos melhores projetos da cantora. “August”, por sua vez, tornou-se uma das músicas mais queridas da discografia de Taylor, e é figurinha carimbada no setlist de todos os shows da “The Eras Tour”, turnê mundial que chega ao Brasil ainda este ano.
Veja também:
PAUL MCCARTNEY REVELA PISTAS DE UMA NOVA TURNÊ INTERNACIONAL
ARTISTA DA SEMANA: SHERYL CROW É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO
Escrito por Fabian Noda
SALA DE BATE PAPO