Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Aumente sua produtividade ouvindo a Antena 1

Antena 1 pode fazer você render mais

Placeholder - loading - Pessoa mexendo na mesa de som (Foto: Pixabay)
Pessoa mexendo na mesa de som (Foto: Pixabay)
1
Ver comentários

Publicada em  

A rádio tem uma curadoria para escolher as melhores músicas para os seus ouvintes.

Sabia que ouvir música, além de ser divertido e relaxante, pode também fazer com que você renda mais no trabalho? Um novo estudo descobriu que a dopamina, um neurotransmissor que desempenha um papel importante em nosso funcionamento cognitivo, emocional e comportamental, tem um papel direto na experiência de recompensa induzida pela música. As novas descobertas foram publicadas nos Anais da Academia Nacional de Ciências.

“Na vida cotidiana, os humanos buscam regularmente participar de experiências altamente complexas e prazerosas, como ouvir música, cantar ou tocar, que parecem não ter nenhuma vantagem específica de sobrevivência. Entender como o cérebro traduz uma sequência estruturada de sons, como música, em uma experiência agradável e gratificante é, portanto, uma questão desafiadora e fascinante ”, disse a autora do estudo, Laura Ferreri, professora associada de psicologia cognitiva da Universidade de Lyon.

“Na literatura científica, havia uma falta de evidência direta mostrando que a função da dopamina está causalmente relacionada ao prazer evocado pela música. Portanto, neste estudo, por meio de uma abordagem farmacológica, queríamos investigar se ela, que desempenha um papel importante na regulação de experiências de prazer e motivação para se envolver em determinados comportamentos, desempenha um papel direto na experiência de prazer induzida pela música. ”

Os pesquisadores manipularam a transmissão dopaminérgica de 27 participantes enquanto ouviam música. Nas três sessões diferentes, separadas por pelo menos uma semana, os especialistas administraram oralmente a cada participante um precursor da dopamina (levodopa, que aumenta a disponibilidade dopaminérgica), um antagonista da dopamina (risperidona, para reduzir a sinalização dopaminérgica) e placebo como forma de controle.

Os pesquisadores descobriram que a risperidona prejudicou a capacidade dos participantes de experimentar o prazer musical, mas a levodopa aumentou.

“Este estudo mostra pela primeira vez um papel causal da dopamina no prazer e na motivação musical: apreciar uma peça musical, obter prazer dela, querer ouvi-la novamente, estar disposto a gastar dinheiro com isso, depende fortemente da dopamina lançado em nossas sinapses ”, disse Ferreri ao PsyPost.

“Não podemos concluir que tomar dopamina aumentará seu prazer musical. O que podemos dizer é muito mais interessante: ouvir a música que você ama fará com que seu cérebro libere mais dopamina, um neurotransmissor crucial para o funcionamento emocional e cognitivo dos seres humanos”, disse Ferreri.

Um outro estudo, inclusive, mostrou que cirurgiões experientes faziam operações mais rápidas e precisas quando escutavam música. Assim, tarefas cotidianas, que já sabemos “de cor”, ficam muito mais prazerosas e simples.

Pensando nisso, a Antena 1 tem o cuidado de selecionar as músicas ideais para os seus ouvintes. A rádio conta com uma curadoria especializada que trabalha elaborando uma playlist ideal para quem quer relaxar, se divertir e, claro, fazer isso enquanto trabalha, de forma produtiva.

E as pessoas parecem sentir na prática estes benefícios, já que 83% da população em 13 regiões metropolitanas pesquisadas ouvem rádio, segundo dados do Ibope. Ou seja, 3 a cada 4 pessoas escutam rádios todos os dias, cerca de 4 horas e 33 minutos por dia!

Quer desfrutar das nossas músicas? Então você pode nos acompanhar online clicando aqui, ou então baixar o nosso aplicativo para Android ou iOS! E, claro, você também pode sintonizar na frequência 94.7 para curtir a nossa programação pensada especialmente para a sua rotina!

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. aumente sua produtividade …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.