Autoteste, spray nasal contra Covid, Monitor do PIB e mais desta quarta
VEJA O QUE FOI NOTÍCIA NA MANHÃ DE HOJE
Publicada em
Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!
Nacional
A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária deve se reunir nesta quarta-feira para discutir o uso do autoteste de Covid-19 no Brasil. A Anvisa esperava que o Ministério da Saúde definisse uma política pública para implementação da autotestagem. A proposta da pasta é que as farmácias orientem os pacientes em caso de resultado positivo.
O Ministério da Educação divulgou o cronograma de abertura das inscrições para o Sisu, o Prouni e o Fies. Os programas ofertam vagas para universidades públicas e privadas ou financiamento estudantil. As inscrições abrem em 15 de fevereiro para o Sisu, no dia 22 do mesmo mês para o Prouni e em 8 de março para o Fies.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária cancelou a autorização para importação do spray nasal israelense contra Covid-19. A Anvisa alega que não foram apresentados estudos que comprovem a segurança e eficácia do produto. Segundo a fabricante, o medicamento é capaz de bloquear vírus respiratórios na cavidade nasal, incluindo o SARS-COV2.
Economia
A atividade econômica cresceu 1,8% em novembro, na comparação com outubro, segundo o Monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas. Com o resultado, a economia brasileira reverteu a trajetória de queda e estagnação observada desde abril. No trimestre encerrado em novembro, no entanto, houve queda de 0,3% em relação ao período de junho a agosto.
Internacional
O uso de máscara não será mais obrigatório na Inglaterra a partir da próxima semana. O trabalho remoto também deixará de ser incentivado. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou que os cientistas acreditam que a onda da variante Ômicron do coronavírus já atingiu o pico nacional.
Os Estados Unidos anunciaram a distribuição gratuita de 400 milhões de máscaras N95 para a população. Esse tipo é considerado o mais eficaz para evitar a transmissão da Covid por garantir a vedação adequada ao redor do nariz e da boca. Os itens de proteção serão enviados a farmácias e centros de saúde comunitários para retirada na próxima semana.
O Japão aprovou novas regras sanitárias para tentar conter um surto causado pela variante Ômicron do coronavírus. As medidas são válidas para mais de 10 regiões, incluindo a capital Tóquio. As restrições entrarão em vigor na próxima sexta-feira e devem durar até meados de fevereiro.
Os Estados Unidos divulgaram um plano de 10 anos para reduzir a gravidade dos incêndios florestais. A estratégia é tratar e manter saudáveis e resistentes 20 milhões de hectares de florestas no oeste do país. As condições mais quentes e secas tornaram as ocorrências mais comuns e os arbustos mais inflamáveis.
A Pfizer informou que a pílula Paxlovid se mostrou eficaz contra a variante Ômicron do coronavírus em testes de laboratório. Segundo a farmacêutica, a medicação tem potencial de evitar que a cepa se replique nas células. O tratamento, que foi aprovado no Canadá nesta semana, reduz o risco de hospitalização pela Covid em cerca de 90%.
Escrito por Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO