Beatles: Revolver completa 54 anos
Um dos discos mais importantes de todos os tempos
Publicada em
Hoje, uma das produções mais extraordinárias do mundo da música, “Revolver”, dos Beatles, faz aniversário de lançamento. O disco marca uma nova abordagem melódica do grupo nas canções, que já estava farto de realizar faixas com composições voltadas para a indústria. Todo desenvolvimento deste disco ocasionou, de certo modo, no caos experimental que seria feito no álbum seguinte, “Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band”, fixando o quarteto de Liverpool entre as bandas psicodélicas.
Veja também: Beatles: SGT. Peppers Lonely Hearts Club Band faz aniversário internacional
“Revolver”, segundo estudos, é de fato a produção que marca a adesão definitiva do Beatles ao psicodelismo, gênero que estava em ascensão, mas não havia muito conhecimento sobre. O disco foi lançado no dia 5 de agosto de 1966 na Inglaterra, e em 8 de agosto, do mesmo ano, nos Estados Unidos. O LP teve a divulgação realizada por dois singles que foram lançados juntos do álbum, “Eleanor Rigby” e a lendária e única faixa “Yellow Submarine”, que brinda o ufanismo e trás brilhantemente o sentido de toda a obra.
Inicialmente, o nome do disco seria “Abracadabra”, e o plano dos membros era mostrar ao mundo que agora eles estavam em uma fase mais madura, e que isso seria traduzido em música. A capa desse álbum seria uma colagem de fotografias de George Harrison, John Lennon, Paul McCartney e Ringo Starr em espiral. No fim das contas, o LP foi batizado de “Revolver” pois, o movimento de rotação do disco na vitrola seria uma metáfora para a renovação das ideias dos membros e da musicalidade.
George Harrison, pela primeira e única vez, conseguiu encaixar três canções de sua autoria em um disco dos Beatles, “Taxman”, “Love You To” e “I Want to Tell You”. Essas três canções já mostravam a ascensão da genialidade do artista enquanto compositor. A critica especializada, já na época, foi praticamente unanime em dar notas máximas para a produção, e o LP atualmente está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. A inovação musical, as performances, letras e todo contexto por trás da realização tornam este um dos discos mais impressionantes da história de toda a música.
SALA DE BATE PAPO