Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Biblioteca do Congresso adiciona ABBA ao Registro Nacional de Gravações

Outros artistas que entraram na lista incluem Blondie, Johnny Mathis, The Cars, Bobby McFerrin, Bill Withers e muito mais

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação
Imagem/Divulgação
Ver comentários

Publicada em  

Novas canções serão preservadas na Biblioteca do Congresso! A instituição revelou sua aguardada lista anual de 25 gravações de áudio selecionadas para integrar o prestigiado Registro Nacional de Gravações. Entre as escolhas, destacam-se álbuns emblemáticos do ABBA, Blondie e uma variedade de outros artistas aclamados.

Carla Hayden, bibliotecária do Congresso, expressou o orgulho da instituição em preservar os sons que compõem a história e a riqueza cultural dos Estados Unidos: "Selecionamos tesouros de áudio dignos de preservação com nossos parceiros este ano, incluindo uma ampla variedade de músicas dos últimos 100 anos, bem como comédia. Ficamos entusiasmados ao receber um número recorde de nomeações públicas e agradecemos a opinião do público sobre o que devemos preservar a seguir".

O anúncio da nova seleção ocorreu logo após a transmissão de um especial da PBS, onde a Biblioteca do Congresso concedeu o prestigioso Prêmio Gershwin de composição a Elton John e Bernie Taupin. Instituído em 2007, este prêmio reconhece artistas cujo trabalho criativo é coletado e disponibilizado pela Biblioteca, celebrando a importância da música popular – reconhecendo seu papel vital na sociedade. A honraria leva o nome de outra lendária dupla de compositores, George e Ira Gershwin, cujos trabalhos estão sob a guarda da Biblioteca.

Em um comunicado, Carla Hayden destacou a relevância dos artistas: "Elton John e Bernie Taupin escreveram algumas das canções mais memoráveis das nossas vidas. Suas carreiras se destacam pela qualidade e amplo apelo de sua música e pela influência sobre seus colegas artistas".

Em um comunicado, Elton John comentou sobre a honra do Prêmio Gershwin: "Tenho escrito músicas com Bernie há 56 anos e nunca pensamos que um dia isso poderia ser concedido a nós. É uma honra incrível para dois britânicos serem reconhecidos desta forma. Estou muito honrado". Bernie Taupin também expressou sua gratidão: "Estar em uma casa junto com os grandes compositores americanos, até mesmo estar na mesma avenida, é uma lição de humildade, e estou absolutamente emocionado em aceitar".

Esta adição ao Registro Nacional de Gravações reforça o compromisso contínuo da Biblioteca do Congresso em preservar e celebrar a diversidade e o impacto da música na cultura americana e global.

Canções adicionadas ao ‘National Recording Registry 2024’:
“Clarinet Marmalade” – Lt. James Reese Europe’s 369th U.S. Infantry Band (1919)
“Kauhavan Polkka” – Viola Turpeinen and John Rosendahl (1928)
Wisconsin Folksong Collection (1937-1946)
“Rose Room” – Benny Goodman Sextet with Charlie Christian (1939)
“Rudolph, the Red-Nosed Reindeer” – Gene Autry (1949)
“Tennessee Waltz” – Patti Page (1950)
“Rocket ‘88’” – Jackie Brenston and His Delta Cats (1951)
“Catch a Falling Star” / ”Magic Moments” – Perry Como (1957)
“Chances Are” – Johnny Mathis (1957)
“The Sidewinder” – Lee Morgan (1964)
“Surrealistic Pillow” – Jefferson Airplane (1967)
“Ain’t No Sunshine” – Bill Withers (1971)
“This is a Recording” – Lily Tomlin (1971)
“J.D. Crowe & the New South” – J.D. Crowe & the New South (1975)
“Arrival” – ABBA (1976)
“El Cantante” – Héctor Lavoe (1978)
“The Cars” – The Cars (1978)
“Parallel Lines” – Blondie (1978)
“La-Di-Da-Di” – Doug E. Fresh and Slick Rick (MC Ricky D) (1985)
“Don’t Worry, Be Happy” – Bobby McFerrin (1988)
“Amor Eterno” – Juan Gabriel (1990)
“Pieces of Africa” – Kronos Quartet (1992)
“Dookie” – Green Day (1994)
“Ready to Die” – The Notorious B.I.G. (1994)
“Wide Open Spaces” – The Chicks (1998)

Veja também:

PET SHOP BOYS ELOGIAM NOVA GERAÇÃO DO POP

SHOW HISTÓRICO DE BILLY JOEL É INTERROMPIDO POR PROBLEMAS TÉCNICOS

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

Em entrevista exclusiva concedida à repórter Catharina Morais, da Rádio Antena 1, no dia 2 de maio, momentos antes da passagem de som no Tokio Marine Hall, os irmãos Ross Lynch e Rocky Lynch, da banda The Driver Era, abriram o coração sobre a criação de seu mais novo álbum, Obsession, e refletiram sobre os desafios de ser artista na era digital. A conversa aconteceu em São Paulo, poucas horas antes do último show da turnê no Brasil.

“Cada álbum tem uma sensação diferente, com certeza”, disse Ross ao ser perguntado sobre a experiência de lançar o disco enquanto estão na estrada. “A Summer Mixtape teve uma vibe mais solta, como uma brisa do mundo”.

The Driver Era: quem são Ross e Rocky Lynch?

Formada em 2018, The Driver Era é uma dupla norte-americana de pop alternativo e rock contemporâneo, criada pelos irmãos Ross e Rocky Lynch. Ross ganhou notoriedade na série da Disney Austin & Ally e no filme Teen Beach Movie, além de integrar a antiga banda R5. Desde então, a dupla tem buscado firmar uma identidade sonora própria, apostando na mistura de gêneros e em uma produção 100% autoral.

“Produzir é uma das coisas que mais amamos fazer”, contou Ross. “A gente mesmo produziu tudo. Fizemos praticamente todos os drivers nos nossos álbuns”.

Criação do álbum Obsession: entre o estúdio e a estrada

Obsession, lançado em abril de 2025, é o quarto álbum de estúdio da banda. Com sonoridade intensa e letras autobiográficas, ele representa um momento de amadurecimento artístico. Gravado entre Londres, Califórnia e o estúdio caseiro da dupla, o projeto nasceu em meio à correria da turnê, mas com leveza.

“Obsession surgiu de forma bem orgânica, com histórias reais, inspiradas nas nossas vivências”, explicou Ross.


“Criar música é como a gente se alimenta”, completou Rocky.

Pressão das redes sociais e autenticidade artística

A entrevista também tocou em um tema delicado: o impacto das redes sociais na carreira dos artistas.

“Hoje em dia, todo mundo — e as mães deles também — está postando, postando, postando…”, brincou Rocky.

“Você quer crescer, quer melhorar, e agora isso virou uma métrica tangível. Mas o que eu gosto mesmo é de fazer música”, reforçou Ross.

Influências musicais: de Peter Gabriel a Michael Jackson

Entre os ídolos citados pelos irmãos estão INXS, Peter Gabriel e Michael Jackson. Apesar da admiração por esses grandes nomes, Ross e Rocky explicam que seu processo criativo evita imitações.

“É como se eu não pudesse repetir algo que alguém já fez. Mesmo sendo fã, me desanima se sinto que estou copiando demais”, desabafou Rocky.

As novas obsessões da The Driver Era

Encerrando a entrevista, os irmãos revelaram suas “obsessões” do momento:

“Tentar me tornar uma pessoa melhor”, disse Rocky sobre a faixa Better.


“Entender por que os seres humanos fazem o que fazem”, compartilhou Ross. “E também… eu gosto de fazer as pessoas felizes”.

Show no Tokio Marine Hall: uma noite de energia, conexão e um pouco de nostalgia

O público paulistano recebeu de braços abertos a banda na Obsession Tour 2025, que passou também pelo Rio de Janeiro. Em São Paulo, a apresentação foi marcada por performances intensas e uma troca genuína com os fãs. Com casa cheia, o Tokio Marine Hall foi tomado por fãs vestindo chapéus de cowboy, uma referência divertida à estética do vocalista Ross.

O setlist trouxe músicas novas e antigas, além de uma surpresa nostálgica com "On My Own", do filme Teen Beach Movie, arrancando lágrimas e gritos do público.

Outros destaques do show incluíram Touch, que abriu a noite, The Weekend, que transformou a casa em pista de dança, e A Kiss, que encerrou o espetáculo com energia lá no alto.

Show inesquecível e fãs encantados

A passagem da The Driver Era pelo Brasil reforçou o vínculo da banda com o público brasileiro. Após duas noites memoráveis no país, fica claro que Ross e Rocky Lynch têm um espaço garantido no coração dos fãs.

LINK

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. biblioteca do congresso …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.