Billy Idol completa 67 anos: confira a homenagem especial da Antena1
Relembre a trajetória do dono dos hits “Eyes Without a Face” e “Dancing With Myself”
Publicada em
Nascido em 1955 na cidade de Middlesex, na Inglaterra, William Albert Michael Broad se tornou um dos mais influentes artistas dos anos 80. O eterno bad boy personificou a mistura do movimento punk, batidas do pop e a estética roqueira, e consegue se destacar até hoje.
Por isso, para comemorar o aniversário de Billy Idol, a Antena1 separou alguns dos momentos mais marcantes da sua trajetória. Veja abaixo!
A carreira musical de Broad começou com o fim de sua vida universitária. Depois de passar um ano estudando língua inglesa na Universidade de Sussex, o cantor entrou para o grupo The Bromley Contingent. Os membros eram grandes fãs dos Sex Pistols.
Eventualmente, o artista decidiu que queria liderar sua própria banda de rock e passou a usar seu nome artístico Billy Idol. Em 1976, foi guitarrista da banda Chelasea durante pouco tempo. No mesmo ano, fundou a Generation X com a ajuda do baixista Tony James, o baterista John Towe e o guitarrista Bob Andrews.
Foi uma questão de tempo até conseguirem um contrato. Após assinarem com a gravadora Chrysalis, lançaram três álbuns juntos, até que o conjunto chegou ao fim em 1981.
Depois de mais um grupo fragmentado, Idol se mudou a Nova York para focar na carreira solo. Lá, foi assessorado por Bill Alcoin, agente da banda Kiss, e disponibilizou o EP ‘Don’t Stop’. O projeto estava repleto de releituras dos hits da Generation X.
Suas outras composições autorais foram ao ar em 1982, com o seu EP autointitulado realizado em colaboração com guitarrista Steve Stevens. Algumas das faixas se tornaram conhecidas ao aparecerem na MTV, como "Dancing With Myself" e "White Wedding”. Relembre:
Uma das suas maiores conquistas profissionais foi o alcançe do seu álbum de 1984, ‘Rebel Yell’. O trabalho ganhou dois discos de platina, e é o mais vendido de sua carreira. Destaca-se a canção “Eyes Without a Face”, que obteve o quarto lugar na Billboard 100.
No decorrer dos anos seguintes, o artista lançou mais discos. Sucessos como ‘Whiplash Smile’, de 1987, e ‘Charmed Life’, de 1990, o consagraram como uma lenda musical, que permanece relevante até hoje. Seus últimos projetos foram o EP ‘The Roadside’, de 2021, e o single ‘Night Crawling’ com a cantora Miley Cyrus.
Idol não para por aí - ele chegou a se apresentar como uma das atrações do Rock In Rio deste ano. Veja alguns momentos da performance:
Veja também:
LETRA E TRADUÇÃO: BIG JET PLANE - ANGUS & JULIA STONE
DUA LIPA ENCERRA TURNÊ COM SHOW GRATUITO NA ALBÂNIA
Descontos especiais para distribuidores
Escrito por Hadass Leventhal
SALA DE BATE PAPO