Brian May ajuda NASA em missão espacial
Guitarrista contribuiu com o primeiro projeto bem-sucedido de coletas em asteroide
Publicada em
Ele faz tudo! Além de ser guitarrista do Queen, Brian May também é doutor em astrofísica. Recentemente, aplicou seus conhecimentos em uma missão espacial organizada pela NASA para recuperar amostras da superfície de um asteroide.
No último domingo (24), a Terra recebeu sua primeira cápsula vinda diretamente de um fragmento de corpo celeste. O material pode ajudar cientistas a entender a formação do sistema solar.
Chamada de OSIRIS-REx, a sonda foi lançada em setembro de 2016. O objeto percorreu mais de 2 milhões de quilômetros de distância com o objetivo de pousar no asteroide Bennu, de mais de 4,5 bilhões de anos. Entre 2019 e 2020 realizou várias coletas, e retomou o caminho de volta para o nosso planeta em 2021. Foi somente no dia 24 de setembro de 2023 que a cápsula pousou no oeste dos Estados Unidos.
Brian May foi responsável pela criação de imagens estereoscópicas com dados da sonda. Seu trabalho permitiu que a equipe encontrasse um local seguro para pousar a cápsula e recolher uma amostra no asteroide.
O convite ao astro do rock foi uma ideia de Dante Lauretta, professor de ciência e cosmoquímica na Universidade do Arizona e líder da missão. “Conforme começamos a enfrentar o desafio de encontrar um local para coletar a amostra, eu sabia que precisávamos ver a superfície em três dimensões. Então, fiz um apelo a Brian. Eu imaginei que ele era uma pessoa ocupada, com muitas coisas acontecendo em sua vida, que ele estava apenas se divertindo com nossos dados. Mas eles [ele e sua colaboradora Claudia Manzoni) entraram e fizeram um trabalho fantástico”, contou ao portal Live Science.
Em seu perfil no Instagram, o guitarrista comemorou a conquista, e se desculpou por não estar presente no dia da aterrissagem. “Resultado fantástico, dia histórico. Amostra bem sucedida de um asteroide entregue a salvo na Terra”, escreveu na legenda de um vídeo. May também homenageou Lauretta, publicando uma imagem do cientista reunido à sua sonda. “Pedras, rochas e poeira que podem revolucionar nosso entendimento de como nós todos chegamos aqui. Parabéns, professor!”.
Os 250g de material coletado serão levados para o Centro Espacial Lyndon B. Johnson, em Houston, para serem estudados. Enquanto isso, a sonda OSIRIS-REx será enviada para um novo asteroide chamado Apophis, segundo a NASA.
Veja também:
LANÇAMENTO BIG HOUR: ANGELINA JORDAN - LOVE DON'T LET ME GO
ROLLING STONES LANÇA PARCERIA COM LADY GAGA E STEVIE WONDER
Descontos especiais para distribuidores
Escrito por Hadass Leventhal
SALA DE BATE PAPO