Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BYD Convoca Recall de 97 Mil Carros Elétricos por Risco de Incêndio

Montadora garante que veículos afetados não foram exportados, mas e agora?

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação
Imagem/Divulgação

Publicada em  

A BYD, líder chinesa no setor de carros elétricos, anunciou o recall de quase 97 mil de seus veículos elétricos (VEs) devido a uma falha de fabricação no controle de direção e um defeito na bateria. A medida foi comunicada à Administração Estatal de Regulação de Mercado (SAMR) da China no último domingo (29), conforme relatado pelo veículo especializado Quatro Rodas Itália (Quattroroute).

Os modelos afetados são os elétricos Dolphin e Yuan Plus, fabricados entre novembro de 2022 e dezembro de 2023. Até o momento, a empresa não se manifestou sobre o incidente, apesar de várias solicitações de entrevista. Esses modelos foram os mais vendidos da companhia do ano passado, representando 26% dos 3 milhões de carros vendidos no ano, de acordo com dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis.

Os proprietários dos veículos afetados foram orientados a comparecer às concessionárias da marca para realizar os reparos necessários. O regulador de mercado alertou que as falhas identificadas podem resultar em riscos de incêndio, colocando em perigo tanto os condutores quanto os passageiros.

De acordo com o site CarNewsChina, “quando a tampa da ferramenta do equipamento é fechada, ela pode interferir nos capacitores da placa de circuito do controlador, causando microfissuras”. Essas rachaduras podem se expandir durante o uso do veículo, levando a curtos-circuitos, superaquecimento e, potencialmente, incêndios.

Um fato alarmante ocorreu em maio deste ano, quando um incêndio destruiu uma concessionária da BYD na província de Fuzhou, na China. Relatos da mídia local indicam que os carros no showroom foram queimados, reduzindo o salão a escombros. Embora muitos relatos iniciais sugerissem que o incêndio começou em um dos carros elétricos, a BYD afirmou posteriormente, com base nos resultados de inspeção, que a origem do incêndio não estava relacionada a um veículo — todas as baterias estavam em boas condições. Segundo o site AutoPapo, os bombeiros locais não chegaram a uma conclusão clara sobre a causa do incidente.

Mas, em relação ao caso de agora e o mercado brasileiro, a montadora enfatizou que a medida não terá impacto no Brasil. "Trata-se de uma ação exclusivamente relacionada a carros que circulam na China. Os veículos produzidos para exportação são diferentes, o que torna essa questão restrita ao mercado interno chinês, sem qualquer relação com os modelos em circulação no Brasil", declarou a empresa. Além disso, a SAMR informou que a BYD solicitará aos seus revendedores a instalação de uma correção física nos veículos recolhidos.

É importante destacar que recalls são eventos raros para a BYD, que rapidamente se tornou a maior vendedora mundial de carros elétricos e híbridos plug-in. Em 2022, a empresa fez o recall de um pequeno lote de híbridos plug-in Tang devido a um defeito na bateria que poderia provocar incêndios.

VEJA A MATÉRIA DA QUATTROROUTE: 97 MILA ELETTRICHE A RISCHIO DI INCENDIO: AVVIATO IL RICHIAMO

Veja também:

PARTICIPE DA PROMOÇÃO “OUÇA E CONCORRA”!

Alerta de Segurança: Toyota Convoca Recall de SUVs!

Imagem de conteúdo da notícia "BYD Convoca Recall de 97 Mil Carros Elétricos por Risco de Incêndio" #1
Toque para aumentar

Descontos especiais para distribuidores

Escrito por Redação Antena 1

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. byd convoca recall de 97 mil …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.