Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cerveja pode atrair mosquitos transmissores de doenças

Entre os cuidados para evitar doenças transmitidas por mosquitos está beber cerveja moderadamente.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Cerveja pode atrair mosquitos transmissores de doenças"
Ver comentários

Publicada em  

Alguns especialistas alertam: beber cerveja em excesso pode aumentar a chance de infecção pelos vírus da dengue, zika, chikungunya e malária. Segundo o professor titular do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP) do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Carlos Brisola Marcondes, dois estudos (um realizado no Japão e outro em Burquina Faso) atestam que a ingestão de cerveja atrai mais mosquitos para o corpo de quem a consome.

Na pesquisa japonesa, foi testada uma dose de 350 ml de cerveja feita de cevada para a atração do Aedes albopictus, parente próximo do Aedes aegypti. Em Burquina Faso, os pesquisadores deram aos voluntários uma cerveja feita com sorgo para verificar o resultado sobre a espécie Anopheles gambiae, transmissor da malária.

"Em ambos os estudos, se notou um aumento significativo na atração dos insetos", conta Marcondes. "Os autores supuseram que com a cerveja haveria maior produção de cairomônios (as substâncias voláteis emanadas dos bebedores), que atrairia mais mosquitos."

Outras substâncias que atraem os mosquitos

Os cairomônios e o álcool não são as únicas substâncias que aumentam o número de picadas. O gás carbônico, liberado na respiração, e o ácido láctico, liberado no suor, também atraem estes insetos. Há outras, no entanto, que os repelem.

O médico sanitarista Rodolpho, Telarolli Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas do campus de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), cita outros exemplos.

Alguns estudos demonstraram que os mosquitos são atraídos por áreas do corpo mais quentes; outros mostraram que, por motivos ainda desconhecidos, indivíduos com tipo O de sangue são mais picados que aqueles com tipo A, B e AB. "Outras pesquisas têm demonstrado que o uso de roupas escuras é um fator que pode atrair mais os mosquitos", revela Telarolli.

Como se proteger de picadas de mosquito

Segundo Marcondes, mais estudos deveriam ser feitos com outras bebidas para verificar se é o álcool que afeta ou mosquitos ou se é algo específico da cerveja. Outro fator não estudado para aumentar o número de picadas é a provável redução da capacidade de defesa contra elas das pessoas que beberam em excesso. Mas enquanto novos estudos não são realizados, cuidados básicos e já antigos devem ser tomados. Evitar roupas escuras, utilizar repelentes, manter a casa com telas e evitar a proliferação de mosquitos são alguns deles.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

6 H
  1. Home
  2. noticias
  3. cerveja pode atrair mosquitos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.