Chanel apresentará seu próximo desfile em Florença
A grife anunciou que seu próximo desfile Métiers d'art acontecerá em Florença, Itália, no dia 7 de julho
Publicada em
Nesta terça-feira (23), a Chanel anunciou que seu próximo desfile Métiers d'art acontecerá em Florença, Itália, no dia 7 de julho. Este será o primeiro do tipo a ser realizado fora da França por Virginie Viard, diretora criativa da grife desde fevereiro de 2019.
“O artesanato artístico está enraizado na história de Florença, cuja herança cultural e know-how ancestral continuam até hoje. Quase sete anos após o desfile Métiers d'art 2015/16 organizado nos lendários estúdios Cinecittà em Roma, este novo evento também reafirma os laços estreitos da Chanel com a Itália”, anunciou a maison em comunicado.
“Esta relação iniciada por Gabrielle Chanel continua em particular graças às manufaturas italianas que a Maison adquiriu: integradas ao círculo de artesãos da moda, sapateiros, marceneiros, curtumes ou mesmo fabricantes de fios que colocam sua expertise a serviço da criação”, continuou a etiqueta.
As manufaturas da Chanel estão divididas entre a França e a Itália, onde a grife tem fornecedores. Nos últimos dois anos, a maison incluiu cinco empresas italianas em seu portfólio - a última tendo sido a Paima, uma produção de malhas de alta qualidade.
A marca de luxo já investiu nas seguintes sociedades:
- Ballin: fabricante de calçados
- Conceria Gaiera Giovanni: curtume
- Vimar 1991: fabricante de fios
- Samanta: curtume
- Paima: produção de malhas de alta qualidade
“Um verdadeiro tributo ao know-how dos Métiers d'art, este desfile de moda testemunhará mais uma vez o apego da Chanel à influência dessa herança artesanal excepcional em todo o mundo”, concluiu a maison.
Métiers d’Art
Você sabe o significado de “Métiers d’Art”? Em francês, a expressão significa “profissões de arte”, termo utilizado pela Chanel - e implantado por Karl Lagerfeld - para nomear o desfile se sua coleção pre-fall, apresentado todos os anos em dezembro a fim de homenagear os ateliês que a marca passou a comprar em 1984 para preservar a as tradições da alta-costura e do luxo.
O primeiro desfile Métiers d'Art da Chanel aconteceu em dezembro de 2002, e desde então os eventos focam nas peças Ready-to-Wear a fim de evidenciar o trabalho da grife e de seus artesãos. Também são expostas peças como bijuterias e botões, penas e flores, chapéus, sapatos, bordados e luvas de Causse.
Costumeiramente, Karl Lagerfeld utilizava a passarela para capturar a história da grife francesa, selecionando uma cidade que está de alguma forma conectada à história da Casa e fazendo dela o tema de sua coleção - a Chanel é a única marca que possui peças inteiramente dedicadas ao Métiers d'Art.
Cidades como Tóquio, Nova Iorque, Monte-Carlo, Londres, Moscou, Xangai, Byzance, Bombay, Edinburgh, Dallas e logo Salzburg, já serviram como cenário para os desfiles Métiers d'Art.
Veja também:
Oscar 2022: premiação confirma performances de Beyoncé e Billie Eilish
89 anos de Anna Fendi: confira a homenagem especial da Antena 1
SALA DE BATE PAPO