Chefe do Exército da Ucrânia diz que situação na linha de frente não é de impasse
Publicada em
(Reuters) - O chefe do Exército da Ucrânia disse nesta segunda-feira que a situação na linha de frente da guerra contra as forças russas não chegou a um impasse.
Em comentários publicados no mês passado, o general Valeriy Zaluzhnyi descreveu a guerra com a Rússia como uma mudança em direção a um novo estágio de luta estática e atrito e, fazendo comparações com a Primeira Guerra Mundial, disse que um nível de tecnologia havia sido alcançado que 'nos coloca em um impasse'.
Mais tarde, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy negou que houvesse um impasse na guerra.
Perguntado nesta segunda-feira se ele considerava a situação do campo de batalha agora um impasse, Zaluzhnyi respondeu 'Não', informou a RBC, da Ucrânia.
Ele se recusou a comentar se a Ucrânia planeja operações durante o inverno.
'Esta é uma guerra, não posso dizer o que planejo, o que devemos fazer. Caso contrário, será um show, não uma guerra', disse ele.
Uma contraofensiva ucraniana neste ano tem feito pouco progresso contra as posições russas profundamente entrincheiradas.
Um comandante militar disse à Reuters separadamente que as tropas da linha de frente estavam enfrentando escassez de projéteis de artilharia e haviam reduzido algumas operações militares devido à falta de assistência estrangeira.
(Por Yuliia Dysa)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO