China diz que aumentará apoio para IA, ciência e inovação tecnológica
Publicada em
Atualizada em
PEQUIM/XANGAI (Reuters) - A China disse nesta quarta-feira que aumentará o apoio à aplicação de modelos de inteligência artificial (IA) e ao desenvolvimento de investimentos em capital de risco, em uma tentativa de promover mais avanços tecnológicos e se tornar mais autossuficiente.
Os planos foram incluídos em um documento do governo preparado para a reunião anual do Congresso Nacional do Povo, o Parlamento da China.
O país quer fomentar os 'setores do futuro', incluindo a biofabricação, a tecnologia quântica, a IA incorporada e a tecnologia 6G, segundo o documento.
Para isso, a China planeja explorar novos modelos para laboratórios nacionais, bem como dar forte apoio e 'responsabilidades importantes' a jovens cientistas e engenheiros.
O governo chinês apoiará a aplicação de modelos de IA em larga escala e o desenvolvimento de terminais inteligentes de próxima geração e terminais de fabricação inteligentes, acrescentou.
Essa foi a primeira vez que os modelos de IA foram mencionados no relatório de trabalho e ocorre após o recente impacto global causado pela startup chinesa de IA DeepSeek.
'A China se esforçará para criar um ambiente propício à inovação que incentive a exploração e tolere o fracasso', disse o relatório.
(Reportagem de Brenda Goh, Liam Mo, Che Pan e Casey Hall)
Escrito por Reuters