Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cidade do Mês: a história de Los Angeles

Entenda a formação da cidade dos anjos

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação
Imagem/Divulgação
Ver comentários

Publicada em  

Luzes, câmera, ação! Para inaugurar a nova temática da Cidade do Mês, a Antena 1 escolheu Los Angeles, também conhecida como cidade dos anjos. Hoje, é considerada a capital do entretenimento, mas muita história aconteceu até o município consagrar essa reputação.

Imagem de conteúdo da notícia "Cidade do Mês: a história de Los Angeles" #1
Toque para aumentar

Como o nome indica, Los Angeles surgiu como uma colônia espanhola. Entretanto, antes da chegada dos europeus, a área era ocupada por povos nativos como Chumash e Tongva. Em 1781, uma expedição liderada por Fellipe de Neve com mais de 44 pessoas se estabeleceu em um terreno que, hoje, faz parte do México. Chamado de “A Cidade de Nossa Senhora Rainha dos Anjos de Porciúncula”, o povoado cresceu e se espalhou, originando o que conhecemos hoje como Los Angeles.

Durante a Guerra de Independência do México, o terreno foi anexado ao país em 1821, mas retornou aos EUA após a Guerra Mexicano-Americana de 1848. Naquela época, um dos fatores responsáveis pelo rápido crescimento do município foi a descoberta de ouro em Coloma. Para lidar com a demanda, o Estado da Califórnia recebeu algumas linhas de trem, como a Southern Pacific e a Santa Fe. Isso foi essencial para facilitar o transporte de pessoas e mercadorias.

Entretanto, foi só no início do século XX que surgiu o bairro de Hollywood e a cidade se estabeleceu como a capital do cinema. Seu clima agradável, com sol na maior parte das estações, atraiu a indústria em crescimento.

Na época, o inventor Thomas Edison que morava em Nova York, era muito rígido com o uso do cinetoscópio, antecessor do cinematógrafo criado pelos irmãos Lumière. Por isso, a distância de LA da cidade era mais um ponto a favor do seu desenvolvimento.

Diante disso, o município se viu repleto de estúdios de cinema, que tinham um fluxo de produção constante. Alguns dos nomes mais conhecidos foram fundados naquela época, como MGM, Paramount, Warner Bros, Fox e Columbia.

Imagem de conteúdo da notícia "Cidade do Mês: a história de Los Angeles" #2
Toque para aumentar

Atualmente, Los Angeles é a segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos, com milhões de habitantes. A sétima arte é uma das principais atividades comerciais dos californianos, além de abastecer a indústria cinematográfica mundial.

Veja também:

DIANA ROSS PARTICIPA DE SHOW DE ANIVERSÁRIO DE BEYONCÉ

O INSUBSTITUÍVEL FREDDIE MERCURY

Descontos especiais para distribuidores

Escrito por Hadass Leventhal

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

19 H
  1. Home
  2. noticias
  3. cidade do mes a historia de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.