Cidade do Mês: a história de Los Angeles
Entenda a formação da cidade dos anjos
Publicada em
Luzes, câmera, ação! Para inaugurar a nova temática da Cidade do Mês, a Antena 1 escolheu Los Angeles, também conhecida como cidade dos anjos. Hoje, é considerada a capital do entretenimento, mas muita história aconteceu até o município consagrar essa reputação.
Como o nome indica, Los Angeles surgiu como uma colônia espanhola. Entretanto, antes da chegada dos europeus, a área era ocupada por povos nativos como Chumash e Tongva. Em 1781, uma expedição liderada por Fellipe de Neve com mais de 44 pessoas se estabeleceu em um terreno que, hoje, faz parte do México. Chamado de “A Cidade de Nossa Senhora Rainha dos Anjos de Porciúncula”, o povoado cresceu e se espalhou, originando o que conhecemos hoje como Los Angeles.
Durante a Guerra de Independência do México, o terreno foi anexado ao país em 1821, mas retornou aos EUA após a Guerra Mexicano-Americana de 1848. Naquela época, um dos fatores responsáveis pelo rápido crescimento do município foi a descoberta de ouro em Coloma. Para lidar com a demanda, o Estado da Califórnia recebeu algumas linhas de trem, como a Southern Pacific e a Santa Fe. Isso foi essencial para facilitar o transporte de pessoas e mercadorias.
Entretanto, foi só no início do século XX que surgiu o bairro de Hollywood e a cidade se estabeleceu como a capital do cinema. Seu clima agradável, com sol na maior parte das estações, atraiu a indústria em crescimento.
Na época, o inventor Thomas Edison que morava em Nova York, era muito rígido com o uso do cinetoscópio, antecessor do cinematógrafo criado pelos irmãos Lumière. Por isso, a distância de LA da cidade era mais um ponto a favor do seu desenvolvimento.
Diante disso, o município se viu repleto de estúdios de cinema, que tinham um fluxo de produção constante. Alguns dos nomes mais conhecidos foram fundados naquela época, como MGM, Paramount, Warner Bros, Fox e Columbia.
Atualmente, Los Angeles é a segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos, com milhões de habitantes. A sétima arte é uma das principais atividades comerciais dos californianos, além de abastecer a indústria cinematográfica mundial.
Veja também:
DIANA ROSS PARTICIPA DE SHOW DE ANIVERSÁRIO DE BEYONCÉ
O INSUBSTITUÍVEL FREDDIE MERCURY
Descontos especiais para distribuidores
Escrito por Hadass Leventhal
SALA DE BATE PAPO