Cidade do mês: O que os artistas mais gostam em NY
Veja falas de Lady Gaga, John Lennon e mais
Publicada em
Nova York tem uma magia própria, que contamina seus residentes e visitantes. O mesmo vale para os artistas, que costumam vibrar sobre o quanto a cidade lhes inspira. Talvez por causa da sua energia pulsante, ou pela presença de pessoas de milhares de lugares diferentes, ou uma combinação desses fatores.
Para tentar descobrir, a Antena 1 reuniu alguns depoimentos que grandes músicos deram sobre NY em mais uma matéria da editoria Cidade do mês. Confira!
Madonna
A rainha do Pop é fã de carteirinha da metrópole. Inclusive, ela tem uma música dedicada à cidade. Trata-se de “I LOVE NEW YORK”, lançada em ‘Confessions of a Dance Floor’ (2006). Durante uma entrevista à MTV, explicou a sensação que quis transmitir na gravação.
“Não posso gostar mais de Nova York? Tem espaço no meu coração para outras cidades, e tem também um pouco de ironia na música, sabe. Eu escrevi a letra, na verdade, quando eu estava em turnê em NY e estava amando a energia de estar aqui e sentir que eu havia acabado de colocar meu dedo numa tomada.”
Lady Gaga
“Nova York é como o marido com o qual eu nunca me casei”, disse Lady Gaga durante uma entrevista de 2011 com a MTV. Nascida e criada na cidade, a artista fala constantemente sobre o quanto é apaixonada pela sua terra.
A faixa “Marry the Night”, do álbum “Born This Way”, é fortemente inspirada por sua relação com a metrópole. É uma carta de amor à vida noturna praticamente infinita, onde Gaga proclama que vai se casar com a noite.
Art Garfunkel
O autor do hit “A Heart In New York” é completamente apaixonado por Manhattan. “Eu amo a adrenalina de lá. Amo onde estou. Pertinho do Central Park? Sou um sujeito de sorte”, afirmou durante uma entrevista ao The New York Post.
O parque já serviu de inspiração para várias canções. É o caso de “Bookends”, que o motivou a levar um microfone ao local e gravar sons do que acontecia ao seu redor. O artista captou uma conversa entre alguns idosos, e uma conversa entre duas senhoras serviu de base para a faixa ‘Voices of Old People’.
Taylor Swift
A loirinha é outra artista que tem uma música dedicada à cidade. No álbum “1989”, ela disponibilizou o single “Welcome To New York”, que fala sobre o entusiasmo que sentiu quando se mudou para lá.
No programa Good Morning America, enquanto promovia o projeto, elaborou sobre o significado da canção para ela. “NY tem sido uma paisagem e um local importante para a minha história de vida nos últimos anos. Eu era obcecada por me mudar para Nova York, e então foi isso que eu fiz. A inspiração que eu encontrei na cidade é difícil de descrever e comparar com qualquer outro tipo de inspiração que eu já senti na minha vida”.
John Lennon
Após o término dos Beatles, Lennon se mudou para Nova York. Ele tomou a decisão em 1971, sob a influência de Yoko Ono. Juntos, dividiam um apartamento no West Village, e a mulher o fazia explorar a cidade. “Ela me fazia andar pelas ruas e parques e praças e examinar cada cantinho. Na verdade, você poderia dizer que eu me apaixonei por NY em uma esquina”.
O casal se deu muito bem com a energia caótica do lugar, bem como sua cena artística em constante ebulição. A efervescência da cidade era uma das suas fontes de inspiração. John também gostava da liberdade que o tamanho de NY lhe dava. Ele poderia sair na rua e entrar em um restaurante para começar a cantar, se quisesse. Entretanto, seu momento foi interrompido em 1980, quando foi assassinado na cidade que lhe dava vida.
Veja também:
VIRALIZOU A TRILHA DE AMOR DE CÉLINE DION: ‘MY HEART WILL GO ON’
MEU PAI MINHA INSPIRAÇÃO: REFERÊNCIAS PATERNAS DE 7 ARTISTAS INTERNACIONAIS
Descontos especiais para distribuidores
Escrito por Hadass Leventhal
SALA DE BATE PAPO