Nova York: o berço do punk rock
Entenda como o gênero musical surgiu na cidade
Publicada em
Nova York é o local de nascimento de muitos cantores: Alicia Keys, Lady Gaga, Ella Fitzgerald e Cindy Lauper são exemplos de novaiorquinas nativas bem-sucedidas. Entretanto, para além de criar estrelas, a metrópole é responsável pelo surgimento de alguns estilos musicais notórios.
Nascimento do Punk Rock
Nas décadas de 70 e 80, NY foi palco de diversas ebulições culturais. Uma delas é o movimento punk, que surge em resposta às produções elaboradas e comerciais da época. Para se afastar dos ambientes opulentes, as canções eram compostas por menos instrumentos. Em contrapartida, eram gravadas em um ritmo acelerado.
Um dos pilares do Punk é o seu caráter antiautoritário, beirando a anarquia. A banda The Ramones, fundada em 1974, se tornou uma das pioneiras desta corrente ilustra os ideais da época.
A banda tinha um estilo minimalista de roupas, mas seu som era intenso e diretivo. Confira a canção “She's The One”, do album “Road To Run” (1978).
Outra figura emblemática do punk é a poetisa Patti Smith, que lançou o single “Hey Joe/Piss Factory”. Sua arte é uma mescla de jazz, poesia acústica e rock. Por meio dos lançamentos, ela busca protestar as estruturas sociais vigentes.
Veja também:
THE ERAS TOUR: TAYLOR SWIFT ANUNCIA NOVAS DATAS PARA AMÉRICA DO NORTE
Descontos especiais para distribuidores
Escrito por Hadass Leventhal
SALA DE BATE PAPO